VÍDEO: BH celebra o Dia Mundial da Gentileza com ação em parque na Pampulha
Plataforma VerboGentileza promove experiências de educação ambiental, bem-estar e sustentabilidade em evento com participação de escolas e idosos
Comemorado anualmente em 13 de novembro, o Dia Mundial da Gentileza surgiu em 1998, no Japão, e celebra gestos simples — de educação, solidariedade e cuidado — como motores de convivência e transformação social. Em Belo Horizonte, a Plataforma VerboGentileza lançou sua campanha dedicada à data com uma ocupação-presença no Parque Ecológico da Pampulha.
O evento, que combina veiculações em mídia urbana em todo o Brasil, convidou a população a experimentar a gentileza como prática diária, conectando educação ambiental, bem-estar e cuidado com a cidade.
"Estamos hoje comemorando o Dia Mundial da gentileza que para a gente é muito simples. Para mudar tudo, basta começar. E a gentileza tem esse papel transformador. De ser gentil com alguém, essa pessoa recebe esse ato, é gentil com o próximo e isso encadeia é o que a gente acredita, que é transformador," afirmou Fina Nicolai, co-criadora da plataforma VerboGentileza.
A programação na Pampulha integrou acolhida educativa, aula de yoga, atividade artístico-musical e oficina de reciclagem e reúso, com orientação para o uso de utensílios reutilizáveis e a correta destinação de resíduos.
A ação foi aberta ao público e articulada com escolas públicas, famílias e coletivos socioambientais, reforçando a relação entre educação, água e pertencimento ao território.
Cerca de 100 pessoas, entre adultos 60+ e alunos de escola pública, participaram de uma jornada que incluiu a visitação à estação de tratamento da Copasa, localizada no Parque Ecológico, onde "se renova o recurso natural que é a água", conforme Fina Nicolai.
A programação também contou com:
- Aula de yoga, voltada para o público adulto 60+, focada em movimentos leves, relaxamento e conexão.
- Atividade brincante em parceria com a Carretel Cultural, que uniu as gerações em brincadeiras tradicionais.
- Oficina de coleta seletiva popular com o Recicla Belo, reforçando o pilar de cidades sustentáveis.
A iniciativa é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, realizada pelo Ministério da Cultura, e conta com o patrocínio da Copasa e o apoio de diversas entidades.
"O 13 de novembro se torna um convite para agir. Quando a mensagem aparece nas ruas e se traduz em experiências simples, a cidade inteira sente”, disse Pat Tavares, idealizadora da Plataforma VerboGentileza.
Veja fotos:
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
(Valéria Marques/Hoje em Dia)
(Valéria Marques/Hoje em Dia)