Não se descuide!

VÍDEO: calorão é pior para quem? Médicos ensinam a proteger os mais vulneráveis

Cardiologistas do HC de Uberlândia dão dicas para mudanças urgentes na rotina diante das temperaturas extremas

Gledson Leão
@gledson_leao
13/11/2023 às 14:45.
Atualizado em 13/11/2023 às 15:17

Minas Gerais enfrenta mais uma forte onda de calor, que deve durar pelo menos até a próxima quinta-feira (16). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, os termômetros devem ficar até 5°C acima da média histórica. Diante de temperaturas extremas é preciso redobrar a atenção com a saúde. O alerta é ainda maior para crianças e idosos. A orientação é dos cardiologistas Rodrigo Penha e Taote Mahato, professores do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Os dois gravaram um vídeo para chamar a atenção da população. "Vivemos em um clima muito favorável, e não estamos acostumados com extremos. No Brasil, o calor é mais preocupante que no deserto, pois quem vive lá já está acostumado, nós não", afirma Rodrigo Penha, que também é intensivista e atua na medicina há mais de 25 anos.

Já Taote Mahato reforça que crianças de colo e as pessoas mais velhas precisam de cuidados urgentes. Segundo o médico, o mais importante é abusar do consumo de água. "Não precisa ser muito gelada e tem que beber várias vezes ao dia, mesmo se você não estiver com sede".

Além da água, a alimentação precisa mudar. "Tem que comer alimentos frescos. Coma frutas e saladas. Evite alimentos com gordura e que demorem a fazer digestão, principalmente as carnes", acrescenta Taote. 

Outras dicas são priorizar ambientes frescos. Quem tem ar-condicionado deve usar o equipamento, mas sem abusar. "Não adianta temperaturas extremas. Coloque em 21°C, 22°C que está ótimo". Ventilador e toalhas molhadas - espalhadas pela casa ou colocadas sobre o pescoço - também ajudam.

Segundo os médicos, em alguns casos, dependendo das condições de saúde da pessoa, o calor extremo pode até matar.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por