Criada por Aleijadinho

VÍDEO: carro bate e destrói parte do muro da Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto

Acidente ocorreu por volta das 3h; local é tombado pelo patrimônio histórico

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 09/05/2024 às 16:07.
Parte do muro da Igreja São Francisco de Assis ficou destruído com o impacto da batida (Imagem cedida pela Prefeitura de Ouro Preto)

Parte do muro da Igreja São Francisco de Assis ficou destruído com o impacto da batida (Imagem cedida pela Prefeitura de Ouro Preto)

Parte do muro da Igreja São Francisco de Assis, que fica no centro histórico de Ouro Preto, ficou destruído depois que um carro bateu na madrugada desta quinta-feira (9). 

De acordo com Moisés dos Santos, secretário de segurança e trânsito da cidade, o acidente ocorreu por volta de 3h. O local foi isolado pela Guarda Municipal e a perícia foi acionada para avaliar os danos. O município também comunicou o incidente ao Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que trata-se de uma edificação tombada, construída entre 1765 e 1810.

"Todas as providências estão sendo tomadas para que o condutor seja responsabilizado criminalmente e administrativamente", informou Moisés dos Santos.

A prefeitura do Ouro Preto não soube informar se o motorista estava sozinho no veículo e se foi submetido ao teste do bafômetro.

Sobre a Igreja

Construção iniciada em 1766, pela Ordem Terceira de São Francisco de Assis, a igreja é uma obra-prima de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que assina o projeto e o risco da portada. No teto da nave central pinturas do mestre Manuel da Costa Ataíde, representando a glorificação de Nossa Senhora. Destaque para o coroamento da porta principal, escultura em pedra-sabão e, na sacristia, o lavabo, ambos esculpidos por Aleijadinho. 

A Igreja São Francisco de Assis foi um dos primeiros bens tombados individualmente em Ouro Preto, em âmbito Nacional em 1938. Em 2009 foi eleita uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, em concurso realizado com  objetivo de divulgar o legado da Expansão Portuguesa no Mundo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por