Apaixonados por culinária que desejam se profissionalizar para abrir o próprio negócio ou trabalhar em uma cozinha estão tendo a oportunidade de garantir uma vaga no ensino superior de forma bem inusitada. Nesta semana é realizada a 6ª Edição do Reality Universitário do Curso de Gastronomia das Faculdades Promove.
Candidos pré-selecionados após inscrições na internet estiveram nessa segunda-feira (31) na cozinha profissional da faculdade, no bairro Prado, região Oeste da capital, para pilotar um fogão e mostrar toda habilidade que possa carimbar descontos na mensalidade de gastronomia, com bolsas de estudos que variam de 65% a 100%.
Os futuros cozinheiros tiveram os pratos avaliados em categorias, que correspondem a 80% da nota. São elas: apresentação, autenticidade, criatividade, sabor e aroma e higiene e manipulação dos alimentos. Os outros 20% serão por meio de uma votação na internet, com as fotos dos pratos.
Um dos responsáveis em avaliar os candidatos foi o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, que esteve na unidade do Promove e enfatizou a importância desses alunos que futuramente irão representar a culinária mineira.
A apresentação dos pratos aos jurados seguirá nesta terça (1). Na quarta (2) os nomes dos primeiros colocados serão revelados. Os selecionados serão divididos em turmas com até 40 pessoas, podendo escolher o turno da manhã ou da noite.
O candidato que ficar em primeiro lugar ganha a bolsa de 100%. Já o segundo terá 90% de desconto e o terceiro, 80%. Todos os demais poderão estudar com uma bolsa de 65%.
"É muito importante que o Promove realize eventos como este para que novos candidatos a cozinheiros tenham a oportunidade de disputar vagas no mercado. Isso é fundamental. Hoje vimos aqui que o potencial desta turma que irá se formar é muito grande. Parabéns à faculdade e a esses futuros chefes de cozinha”, disse Wessery Zago, chefe de cozinha e um dos jurados do Reality Universitário.
Segundo o coordenador e professor do curso de gastronomia, Jackson Cabral, o concurso tem a importância de ajudar pessoas que queiram realizar o sonho de terem uma graduação. “É um trabalho social também, que é um diferencial para que uma pessoa possa fazer um curso superior de gastronomia aqui na Promove”.
Leia mais: