Centro colorido

VÍDEO E FOTOS: Kobra inaugura mural com linha da vida de quem faz BH brilhar

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
11/08/2023 às 15:37.
Atualizado em 11/08/2023 às 16:27

Reconhecido em todo o mundo, o artista paulista Eduardo Kobra inaugurou o primeiro mural em Belo Horizonte nesta sexta-feira (11), após 10 dias de trabalho. Acolhido por diversos fãs, ele disse que o trabalho foi complexo, mas muito gratificante. A obra presta homenagem a "pessoas comuns, mas importantíssimas" na vida da capital mineira.

A “tela” de 53 metros de altura e cerca de mil m² fica no edifício-sede do Sesc, na avenida Olegário Maciel, no Centro. Segundo Kobra, foi uma das maiores empenas que já pintadas. 

Kobra detalhou que a criação da arte não foi um trabalho simples. O artista e a equipe se dedicaram cerca de 13 horas por dia até a conclusão.

“Foi um trabalho bem complicado, bem complexo, devido à altura e à segurança. Foram vários dias empenhados aqui. Eu tô muito feliz, muito entusiasmado".

O muralista destacou que teve uma receptividade "incrível" em BH. No momento de assinar o mural, ele foi recebido com carinho pelos fãs. "É meu primeiro trabalho aqui e fecho com chave de ouro, nesse local privilegiadíssimo, no Centro da cidade, o coração de onde tudo surge”.

Conforme Kobra, o mural chega a proposta de ressignificar o espaço urbano. O artista também disse que a obra é uma homenagem aos belo-horizontinos.

“Nesse mural, eu retratei pessoas comuns: transeuntes, trabalhadores, idosos, jovens, adolescentes, é uma timeline, uma linha da vida que começa em uma criança e vai até um idoso. Pessoas comuns, mas importantíssimas, que acordam cedo todo dia, que pegam ônibus lotado... que são a locomotiva que faz de Belo Horizonte uma das cidades mais importantes do Brasil”, revelou.

Eduardo Kobra

Natural de São Paulo, Kobra já pintou murais em 35 países. Uma de suas obras mais famosas é ‘O Beijo’, executada em 2012 no High Line, em Nova York. Sua arte urbana começou a ganhar visibilidade em 2007, após liderar o projeto Muro das Memórias, em que mergulhou no universo das fotos antigas de São Paulo e passou a reproduzi-las nas ruas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por