VÍDEO: família de BH encontra calopsita Amora duas semanas após grande mobilização
Pássaro ficou duas semanas desaparecido, o que mobilizou ampla campanha nas redes sociais

Amora, a calopsita de estimação que escapou da casa de uma família no bairro Funcionários, Centro-Sul de BH, está de volta. O pássaro já reencontrou a irmã Pitanga, se alimentou, cantou e recebeu muito carinho após ficar duas semanas desaparecido, mobilizando uma ampla campanha nas redes sociais, além de panfletagem nas ruas.
Após dias de muita angustia e tristeza, a advogada Gabriella Sallit e os quatro filhos, de 6 a 13 anos, receberam o xodó nesta segunda-feira (19). O animal foi encontrado por uma mulher que trabalha na região e tomou conhecimento da busca devido à ampla divulgação.
Gabriella conta que já tinha perdido as esperanças quando recebeu uma ligação no domingo (18). A mulher, que trabalha em um restaurante na avenida Brasil, acolheu o pássaro e pretendia dar de presente à filha, uma adolescente que mora com a avó em Nova Lima, na Grande BH.
No entanto, a avó reconheceu Amora - pássaro branco com uma mancha rosa - após ter visto uma reportagem na televisão sobre o caso. A família começou a procurar o contato de Gabriella para devolver a calopsita.
Após receber uma foto do pássaro, Gabriella organizou a volta e os filhos. “Estamos todos felicíssimos. A minha filha mais nova saiu arrancando todos os cartazes que colamos, de tão empolgada por não precisarmos mais deles”, conta a advogada.
Relembre o caso
No início deste mês, Gabriella e os filhos iniciaram uma ampla campanha para localizar a calopsita de estimação - nesse intervalo, acabaram acolhendo duas aves que não tinham onde ficar. Além das redes sociais e panfletagem, a ação contou com muito boca-a-boca. A família chegou a criar uma página no Instagram (@procurandoamora).
A advogada estava limpando a gaiola quando a calopsita fugiu. “Eu fazia com frequência a tosa das penas, uma técnica para que a ave não voe. Mas elas são como cabelo, crescem de novo em pouco tempo. Então a Amora escapou e saiu voando pela Avenida Brasil”, contou. A tutora imediatamente foi ao prédio vizinho, onde acreditou que a ave poderia ter pousado, mas não a encontrou.
No mesmo dia, recebeu a informação de que o pássaro estaria na avenida Bernardo Monteiro, perto da residência da família, mas Amora teria se assustado ao ser chamada.
A calopsita Amora e a irmã, Pitanga, foram acolhidas pela família de Gabriella em novembro do ano passado, atendendo a um desejo dos filhos da advogada.
A ausência da calopsita entristeceu não só Gabriella e os filhos, que se afeiçoaram muito ao animal. Pitanga, ao ficar sem a companhia, parou de se alimentar.
(*) Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca.
Leia mais