
Uma força-tarefa com pelo menos 60 bombeiros e brigadistas atua no combate ao incêndio na Serra do Rola Moça, que começou na manhã deste domingo (3), em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. Conforme o Corpo de Bombeiros, as chamas no local são de grandes proporções.
Ao todo, atuam no local 22 bombeiros, 15 brigadistas da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA), 5 brigadistas do IBAMA, 9 brigadistas da COPASA e 9 brigadistas da "Brigada 1". Ainda podem haver outros colaboradores que serão relacionados conforme o andamento da operação.
A força-tarefa conta com o apoio do helicóptero Guará do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Existem duas frentes de chamas na região: uma avançando em direção à Serra Catarina e outra se espalhando em direção ao Poço da Calçada, no município de Brumadinho.
Os focos foram detectados pelas câmeras de monitoramento e quatro equipes foram enviadas para o combate às chamas. Condições climáticas, como o vento forte, e a topografia acidentada da região dificultam o trabalho dos bombeiros e contribuem para a propagação do fogo.
Os bombeiros ainda não conseguiram mensurar a área atingida pelo incêndio e nem quais foram as causas das chamas.
Leia mais: