Mangueira de jardim e baldes

VÍDEO: moradores apagam incêndio de grandes proporções que ameaçava casas em Santa Luzia

Fogo começou em vegetação nos fundos da Fazenda Boa Esperança, de propriedade da prefeitura

Renato Fonseca
rfonseca@hojeemdia.com.br
25/05/2024 às 19:22.
Atualizado em 25/05/2024 às 20:22
Chamas se alastraram rapidamente, ameaçando casas e um prédio, que ficam na parte mais baixa do bairro Boa Esperança (Renato Fonseca)

Chamas se alastraram rapidamente, ameaçando casas e um prédio, que ficam na parte mais baixa do bairro Boa Esperança (Renato Fonseca)

Mangueiras de jardim, baldes e extintor. No improviso, mas com bravura e determinação, vizinhos se uniram para combater um incêndio de grandes proporções em uma vegetação e evitar uma tragédia no fim da tarde deste sábado (25), em Santa Luzia, na Grande BH. Ninguém ficou ferido.

O fogo começou nos fundos da Fazenda Boa Esperança, de propriedade da prefeitura. As chamas se alastraram rapidamente, ameaçando casas e um prédio, que ficam na parte mais baixa do bairro, de mesmo nome. A situação era mais crítica em um imóvel que faz divisa com a propriedade pública, onde moram um casal e filha. 

O fogo tomou conta do mato nos fundos, destruiu uma árvore e ficou prestes a atingir a casa. Desesperadas, a mulher e a mãe dela (que mora na casa da frente) saíram pela rua Marechal Deodoro da Fonseca pedindo socorro. Rapidamente, vizinhos começaram a chegar para ajudar da forma como foi possível. Veja o vídeo abaixo.

Duas mangueiras de jardim estavam sendo usadas. Mas a pressão da água não era suficiente para debelar as chamas. Aos poucos, vários baldes lotados de água começaram a aparecer, passando de mão em mão. Em seguida, dois extintores de um prédio vizinho também foram usados.

Cerca de 20 homens e mulheres se uniram para controlar a maior parte do incêndio na vegetação, em meio a uma cortina de fumaça que tomou conta de todo o bairro. Pouco tempo depois, uma guarnição do Corpo de Bombeiros chegou para prestar apoio.

Por volta das 19h30, militares ainda estavam na Fazenda Boa Esperança, mas as chamas, praticamente controladas. 

Moradores do bairro, que pediram para não serem identificados, clamam por socorro. Pelo menos dez pessoas informaram que incêndios como esse ocorrem todos os anos nos fundos da propriedade da prefeitura. Eles cobram medidas urgentes.

No mês que vem, uma festa de exposição regional será realizada na fazenda, durante cinco dias, com cavalgada, torneio leiteiro, concurso de marcha de cavalos e  shows.

O Hoje em Dia entrou em contato com a Prefeitura de Santa Luzia, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por