
Uma operação da Polícia Civil (PCMG), realizada na manhã deste sábado (17), buscou desarticular uma organização criminosa da comunidade conhecida como “Favela do Cafezal”, no aglomerado da Serra, região Centro-Sul de Belo Horizonte, envolvida com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Cerca de 50 agentes participaram da "Operação Café”, que teve como objetivo recolher provas contra os líderes do grupo, desmantelar a estrutura financeira da organização, diminuir o poder econômico e consequentemente a ação dos membros na comunidade.
Durante a operação os policiais apreenderam várias anotações sobre o tráfico, dois veículos, rádios transmissores e cumpriu mandados de sequestro de dois imóveis e bloqueio de bens e contas.
Segundo o delegado responsável pelo caso, Rodrigo Bustamante, do Departamento Estadual de Operações Especiais, as investigações começaram há cerca de dois anos. Além do tráfico de drogas e lavagem de dinheiro através da compra de veículos e imóveis, os integrantes do grupo podem ser investigados pela prática de outros crimes, como homicídio, ameaça e tortura de moradores da comunidade, porte ilegal de arma de fogo, dentre outros.
“Na prática de tráfico de drogas existem outros crimes, que chamamos de crimes periféricos, como homicídio, ameaça e tortura, tudo que possa demonstrar força e controle da região”, observou o delegado.
Ainda de acordo com Bustamante, as investigações continuam e novas medidas cautelares podem ser expedidas pela Justiça.