Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3191-5929

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3191-5929

Av. Sebastião de Brito

VÍDEO: temporal destrói asfalto e interdita rua na região da Pampulha, em BH

Trecho da via foi interditado para obras após buraco se abrir com grande volume de chuvas; moradores e comerciantes reclamam da recorrência de problemas

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 31/10/2025 às 09:50.Atualizado em 31/10/2025 às 10:50.

O grande volume de chuvas registrado em Belo Horizonte na quinta-feira (30) deixou rastros de destruição na região da Pampulha. Parte do asfalto da avenida Sebastião de Brito, no bairro Dona Clara, foi arrancado pela água, criando uma cratera na via e complicando o trânsito nesta sexta-feira (31). 

O trecho da avenida, entre a rua Aristóteles Ribeiro Vasconcelos e a rua Branca de Souza Couto, no sentido Cristiano Machado, foi interditado para a atuação de equipes da Prefeitura e da Copasa. A via está sinalizada.

Vídeos que circularam nas redes sociais mostram veículos tendo que desviar da cratera momentos antes da interdição da via. Outras imagens divulgadas mostram a intensidade da chuva registrada na avenida na tarde de quinta-feira (30).

A reportagem do Hoje em Dia esteve no local e constatou bocas de lobo entupidas e vazamento de água e esgoto em alguns trechos. Outros pontos da avenida também sofreram danos visíveis causados pela tempestade.

Nas últimas 24 horas, a região da Pampulha registrou 47,0 mm de precipitação, totalizando 42,7% do esperado para outubro.

Moradores e comerciantes reclamam de problemas na via

O trecho afetado pelo grande volume de chuvas foi alvo de críticas por moradores e comerciantes da região, que reclamam da recorrência de problemas na via durante o período chuvoso. Um vendedor de uma loja de tinta próxima desabafou sobre o ocorrido e disse que é “só chover mais forte e o asfalto abre”.

“Entregaram uma obra grande há uns três meses. Mas não resolve, toda chuva estoura o asfalto. Isso acontece o tempo todo. Só chover mais forte e o asfalto abre”, disse o homem, que não quis ser identificado.

Uma moradora da região, que também preferiu não se identificar, disse que a situação é “uma vergonha”.

“Gastaram uma fortuna na obra e a primeira chuva mais forte arrebentou todo o asfalto novamente. É uma vergonha!”, contou.

Por nota, a Copasa informou que uma equipe operacional está na avenida Sebastião de Brito realizando os serviços de manutenção necessários na rede coletora de esgoto, com o objetivo de corrigir o extravasamento no local. A recomposição do asfalto está prevista para ser concluída até sábado (1°), caso as condições climáticas sejam favoráveis. 

"A companhia esclarece que os entupimentos e vazamentos na rede coletora, que resultam no extravasamento de esgoto em vias públicas, podem ocorrer devido ao lançamento indevido de águas pluviais na rede ou ao uso inadequado do sistema, como o descarte de resíduos sólidos, lixo, entulho e gordura", diz trecho da nota. 

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que o problema foi provocado por causa do entupimento de uma rede de esgoto, que resultou no alagamento e nos danos no asfalto.  

"A recomposição do pavimento danificado será realizada assim que a questão da rede de esgoto for solucionada. Equipes da já estiveram no local hoje pela manhã  trabalhando na limpeza da via", disse a PBH por nota.

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por