Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Vaticano

VÍDEO: Zema se encontra com papa Leão XIV, entrega presentes e recebe benção para Minas

Terço em palmas barrocas e estandarte de padroeira estão entre os presentes entregues pelo governador mineiro

Do HOJE EM DIA*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 22/10/2025 às 11:15.Atualizado em 22/10/2025 às 12:16.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou nesta quarta-feira (22), da audiência pública tradicional com o papa Leão XIV, em cerimônia realizada no Vaticano, na Itália. Ao receber o chefe do Executivo mineiro, o Pontífice declarou: "Abençoo todo o povo de Minas Gerais", após o governador abrir a bandeira do estado.

O encontro, que integra a missão oficial do Governo de Minas na Europa, contou com a entrega de presentes que representam a cultura e o patrimônio do estado, incluindo um terço em palmas barrocas, produzido por artesãs de Sabará, e um estandarte em homenagem a Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas. Ao receber as obras, o papa agradeceu e comentou "muito belo".

O governador esteve acompanhado da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Mila Corrêa da Costa, do secretário adjunto de Casa Civil (SCC), Frederico Papatella, e da assessora especial Andreza Costa.

Detalhes da cultura mineira

Entre os presentes entregues ao Papa, está o estandarte em homenagem a Nossa Senhora da Piedade, produzido pela artista Clélia Lemos, de Ponte Nova, radicada em Belo Horizonte. A peça simboliza a riqueza do estado, reunindo pedrarias que evocam o ouro e o diamante, além de fitas coloridas, rendas e bordados. O estandarte também utiliza flores confeccionadas com palmas barrocas, uma técnica tradicional de Sabará. A obra ainda traz referências à ordem agostiniana, a mesma à qual pertence o Papa Leão XIV.

Outro presente de destaque é o terço mariano de cinco mistérios, feito à mão por artesãs de Sabará. A técnica secular de palmas barrocas, introduzida no Brasil no período colonial, utiliza chapas de cobre, banhadas a ouro, que se transformam em flores. Cada peça leva cerca de 15 dias para ser concluída, em um trabalho minucioso de arte sacra mineira.

Além das obras artísticas, o governador entregou presentes que representam a gastronomia mineira, incluindo cafés especiais, um queijo canastra artesanal e um doce de leite.

Esta é a segunda vez que o governador Romeu Zema visita o Vaticano. Em 2023, ele se encontrou com o Papa Francisco, que na ocasião abençoou a bandeira de Minas.

*Com informações da Agência Minas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por