
Equipes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Vigilância Sanitária de Belo Horizonte montaram uma "força-tarefa" para tentar prevenir transtornos durante o período chuvoso, como enchentes e alagamentos, na região de Venda Nova.
De acordo com a prefeitura, a ação conjunta inclui remoção de lixo, limpeza de bocas de lobo, ações de fiscalização e campanhas educativas.
Até sexta-feira (28), está prevista a limpeza das quatro principais vias da região: avenida Vilarinho e vias adjacentes, rua Dr. Álvaro Camargos, centro comercial da rua Padre Pedro Pinto e avenida Elias Antônio Issa.
Segundo a PBH, durante a semana, os garis da SLU farão raspagem, capina e remoção de resíduos nas sarjetas e nos canteiros centrais.
A limpeza da bacia de retenção da Vilarinho - entre as ruas João Ferreira da Silva e Aluizio Teixeira da Silva - no bairro Mantiqueira, ocorre nesta quarta-feira (26). Haverá ainda serviços de roçada, desassoreamento do leito do reservatório das bacias e desobstrução e recomposição de canais e dispositivos de drenagem superficial.
(Divulgação / PBH)
Fiscalização
Fiscais da prefeitura farão abordagens. Moradores e comerciantes poderão ser multados nos casos de obstrução de passeios, disposição de lixo fora do dia ou horário de coleta e descarte irregular.
Agentes da Vigilância Sanitária vão visitar açougues, sacolões, clínicas e laboratórios para coibir irregularidades relacionadas ao acondicionamento e à destinação de resíduos.
As atividades de fiscalização terão apoio da Guarda Municipal e dos garis da SLU, caso haja apreensão de algum material irregular.
Campanha
Paralelamente às ações, a SLU promove campanha educativa, orientando as pessoas sobre como acondicionar corretamente o lixo.