
Funcionários e visitantes são orientados a deixar o Instituto Inhotim na tarde desta sexta-feira (25). A ação de segurança no parque foi realizada após o rompimento de uma barragem de rejeitos no distrito do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ainda não é possível afirmar se os turistas poderão pegar a estrada até Mário Campos para voltar a Belo Horizonte.
A assessoria de imprensa do Inhotim não informou quantos visitantes estavam no parque, nesta sexta-feira, pois o balanço costuma ser fechado ao longo do dia. Segundo a assessoria, também não é possível informar quantos funcionários estariam trabalhando nesta data. No total, o instituto emprega cerca de 600 pessoas.
Conhecido internacionalmente pela beleza de seu Jardim Botânico e pela riqueza do acervo de obras de arte contemporânea, o Instituto Inhotim é um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais.
Segundo a Vale, as primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens. De acordo com a empresa, a prioridade total, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade.