Educação

Zema anuncia medidas de prevenção à violência e fortalecimento na segurança das escolas mineiras

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
12/04/2023 às 07:47.
Atualizado em 12/04/2023 às 08:35
Governador irá anunciar medidas durante vistoria em escola de Betim, na Grande BH (Fernando Michel/Hoje em Dia)

Governador irá anunciar medidas durante vistoria em escola de Betim, na Grande BH (Fernando Michel/Hoje em Dia)

O governador Romeu Zema (Novo) vai anunciar, na manhã desta quarta-feira (12), medidas de prevenção à violência e fortalecimento da rede de proteção nas escolas. O chefe do executivo estadual, acompanhado pelo secretário de Estado de Educação (SEE), Igor de Alvarenga, e pelo chefe do Estado-Maior da Polícia Militar (PMMG), coronel Marcelo Ramos, vai vistoriar a Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

Em Minas, a Polícia Militar já havia anunciado reforço na segurança em escolas por conta dos registros de violência no país. Mesmo assim, denúncias sobre ameaças de atentados são registradas na Grande BH. Em Contagem, um estudante de 12 anos foi apreendido, na terça-feira (11), após ameaçar cometer um atentado na Escola Municipal Eli Horta Costa. Após ser detido, ele se mostrou arrependido e disse que se tratava de uma "brincadeira".

Essa é a segunda ameaça de ataque em uma unidade de ensino na cidade em menos de dez dias. Na segunda-feira (3), um aluno de 14 anos divulgou nas redes sociais que a Escola Estadual Lígia Maria de Magalhães seria alvo de um tiroteio.

Violência nas escolas

Diante dos casos, a prefeitura de Contagem realizará, nesta quarta-feira (12), uma reunião com a diretoria de 126 escolas com as forças de segurança pública, além do Ministério Público e Câmara Municipal. O foco é alinhar medidas de prevenção e combate.

De acordo com a prefeitura, nesta terça-feira (11), o vice-prefeito, Ricardo Faria, o comandante da Guarda Civil e o subsecretário de Governo e Relações Institucionais, apresentaram a uma comissão de pais as medidas em andamento. Segundo ele, das 3,2 mil câmeras de videomonitoramento do programa “Olho Vivo”, do município, mil serão destinadas às unidades escolares. 

A situação também preocupa as escolas particulares. O Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe-MG) informou que se reuniu, no início da noite dessa segunda-feira (10), com representantes do governo estadual e teve garantias de que as forças policiais irão oferecer apoio especial para todas as escolas, independentemente de ser estadual, municipal, federal ou particular.

“Qualquer instituição de ensino, em situações de risco, poderá entrar em contato com o Batalhão de Polícia Militar mais próximo. Todo o efetivo da Polícia Militar de Minas Gerais já se encontra com a relação de todas as Instituições de Ensino”, informou o sindicato.

Em nota enviada ao Hoje em Dia, o governo do Estado confirmou, nesta terça-feira (11), que irá incluir as escolas particulares nas operações especiais de prevenção à violência.

Condutas

Nesta terça-feira (11), várias instituições de ensino da capital emitiram comunicados aos pais e responsáveis buscando tranquilizar familiares e reforçar condutas consideradas seguras. Em um desses comunicados, feito por uma grande rede de educação de Minas Gerais, é solicitado aos pais que fiquem atentos aos sinais de bullying e mudanças de comportamento, que seria uma das principais razões que motivam os agressores em escolas.

“O acesso a grupos de whatsapp e redes sociais precisa de monitoramento. Orientem seus filhos a sair de grupos que fazem terrorismo e instiguem ações violentas”, diz o comunicado.

O SinepeMG destacou que vai aderir aos protocolos de segurança para acesso às instituições de ensino, que estão sendo elaborados pelo governo estadual, e que as instituições privadas terão atenção especial ao utilizar o telefone 190 para comunicar qualquer tipo de risco de violência.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por