Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Artemig

Zema sanciona lei que cria agência reguladora de transportes em Minas

Sanção ocorre após aprovação do projeto por unanimidade na Assembleia Legislativa, no dia 23

Do HOJE EM DIA*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 09/05/2025 às 12:22.

O governador Romeu Zema oficializou, nesta sexta-feira (9/5), a criação da Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig) com a sanção da Lei 25.235/2025, publicada no Diário Oficial do Estado. A iniciativa do Governo de Minas, conduzida pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), estabelece uma estrutura independente para regular e fiscalizar os contratos de infraestrutura rodoviária, aeroportuária, hidroviária e ferroviária sob competência estadual, explorados pela iniciativa privada.

"Na prática, a agência funcionará para reforçar a qualidade dos serviços geridos pela iniciativa privada, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) ou concessões, para os usuários. A sua criação é especialmente importante considerando o volume de novos projetos de concessão atualmente em curso", detalhou o executivo estadual.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) já havia aprovado, por unanimidade, o projeto de lei para a criação da Artemig em 23 de abril. Com a sanção da lei, o próximo passo é a publicação do decreto com a distribuição de cargos e funções, o que deve ocorrer em até 30 dias. Dentro desse mesmo prazo, as empresas que mantêm contratos de concessões e PPPs serão formalmente comunicadas sobre a criação da agência.

A legislação também estabelece que a Artemig deverá publicar seu regimento interno e assumir efetivamente a gestão dos contratos sob sua regulação em até 180 dias após a posse da primeira diretoria colegiada. A conclusão de todo o processo de reorganização administrativa está prevista para o mesmo prazo de 180 dias.

Está previsto que a Artemig deverá disponibilizar uma ouvidoria centralizada para receber denúncias, críticas e sugestões dos usuários,fortalecendo o controle social sobre os serviços regulados.

*Com informações da Agência Minas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por