(Fernando Michel/Hoje em Dia)
As obras do Distrito Industrial de Brumadinho foram vistoriadas pelo Governo de Minas Gerais na manhã desta segunda-feira (12). O projeto do Distrito Industrial decorre do Acordo de Reparação e prevê o aporte de outros R$ 190 milhões.
A iniciativa, que irá urbanizar uma área de cerca de 1 milhão de metros quadrados, tem como objetivo reduzir a dependência do município da mineração e reparar os impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes do rompimento da barragem em 25 de janeiro de 2019, que afetou diversas áreas do estado, e tirou a vida de 272 pessoas.
Segundo o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), a mineração tem prazo e dia para acabar, apesar de continuar sendo importante para o estado. “Muitas cidades de minas que ja tiveram um ciclo de mineração, com um tempo tiveram que mudar de economia. A mineração representará cada vez menos em Minas. Continua sendo importante, mas cada vez menor”, afirmou o governador.
O Distrito Industrial de Brumadinho será implantado em uma localização estratégica, ao norte do município, a aproximadamente 3,5 quilômetros do Centro. A região do Distrito é margeada pelo Rio Paraopeba, com acessos pela rodovia estadual MG-040, próximo ao km 48, e pela rodovia AMG-0185.
(Fernando Michel/Hoje em Dia)
A vistoria foi realizada pelo Governo de Minas, junto da diretoria da Associação de Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum), e por representantes da Prefeitura Municipal de Brumadinho, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG).
Leia mais:
Prouni: pré-selecionados devem apresentar documentação até quarta
Minas oferece 17 mil vagas de emprego nesta segunda