
O engenheiro de produção mineiro Vitor Hespanha, de 28 anos, tornou-se o segundo brasileiro a viajar ao espaço. Neste sábado (4), ele participou de um voo do foguete New Shepard que durou 10 minutos.
A viagem foi organizada pela empresa Blue Origin, do bilionário Jeff Bezo. O voo decolou com Vitor Espanha e outros cinco tripulantes de uma base no Texas, nos Estados Unidos, às 10h25.
Hespanha é morador do bairro Santo Antônio, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Ele conseguiu ocupar um dos assentos na tripulação após ser sorteado, por meio de um investimento de cerca de R$ 4 mil em NFT, ativo que assegura autenticidade de itens digitais por tecnologia blockchain.
"É assustador também, nunca pensei [que iria ao espaço], sou pessoa comum, mas estou tendo essa oportunidade incrível. Isso é para mostrar que viagem ao espaço não é só coisa de bilionário", disse Victor em entrevista ao portal G1.
(Blue Origin / Reprodução)
Todos os tripulantes eram turistas espaciais e não havia astronauta profissional a bordo. A nave foi comandada remotamente. O voo ocorreu na modalidade suborbital, onde o foguete alcalça altitude máxima de 100 km e depois cai em queda livre.
Antes Hespanha, o astronauta Marcos Pontes foi o primeiro brasileiro a ir ao espaço, em 2006. Ele passou oito dias na Estação Espacial Internacional.
Assista ao vídeo: