O Ministério da Saúde realizará nesta sexta-feira (16), uma reunião com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para a definição da saída dos médicos cubanos do programa Mais Médicos e a entrada de profissionais brasileiros a serem selecionados por edital.
Segundo informações do ministério, ainda será finalizada a proposta de edital para a seleção dos profissionais para as 8.332 vagas que serão deixadas pelos médicos cubanos. O governo de Cuba anunciou nesta semana o rompimento unilateral da participação no programa Mais Médicos. O motivo para a decisão foram as declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) com críticas ao programa criado na gestão petista.
De acordo com o Ministério da Saúde, no início da próxima semana será dada entrevista à imprensa para esclarecer os detalhes sobre o edital de seleção e chamada para inscrições. A seleção de profissionais brasileiros em primeira chamada do edital será realizada ainda no mês de novembro, de acordo com a pasta, e o comparecimento aos municípios, imediatamente após a seleção.
Médicos cubanos começam a deixar o país em 10 dias
Confederação Nacional dos Municípios pede manutenção do Mais Médicos
Metade dos profissionais do Mais Médicos vai deixar os postos em Minas
Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos
Cuba deixa Mais Médicos por discordar de exigências do governo eleito