Na reserva em Londres, "mineiros" vivem alta tensão

Bruno Moreno - Do Hoje em Dia
26/07/2012 às 08:19.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:51
 (Alexandre Arruda/CBV)

(Alexandre Arruda/CBV)

Três mineiros que não estavam na lista dos 259 atletas que representam o Brasil em Londres viveram, nesta semana, a expectativa de disputar os primeiros Jogos Olímpicos. Enquanto a esperança da líbero Camila Brait, de 23 anos, terminou nesta quarta-feira (25), o goleiro Renan Ribeiro, 22, que é paulista, mas está no Atlético desde 2005, foi chamado na terça-feira (24). E o ponta Ricardo Lucarelli, de 20, ‘reconvocado’ na segunda (23), ainda não sabe se permanecerá não na capital inglesa.

O técnico Bernardinho depende da análise das condições de saúde do capitão da seleção de vôlei, Giba, de 35 anos, para resolver se inscreve o mineiro de Belo Horizonte ou não nos Jogos. A decisão deve sair nesta quinta-feira (26), quando o veterano, que sente desconforto muscular na coxa direita, será examinado. Ainda pela manhã (15h de Brasília), o time treina no St. Paul´s School. O primeiro jogo será no domingo, contra a Tunísia, às 18h, no Earls Court.

A tendência é de que Bernardinho faça o mesmo que o técnico da equipe feminina, José Roberto Guimarães. Na quarta, após o treino de reconhecimento no Earls Court, ele anunciou a confirmação da ponteira Natália, de 23 anos, dentre as 12 jogadoras que buscarão o bicampeonato olímpico. Com isso, a uberabense Camila Brait ficou fora dos Jogos.

Elas não disputavam posição. Uma atua na defesa, e outra, no ataque. Entretanto, Zé Roberto, assim como todos os outros técnicos de vôlei, só pode levar 12 atletas e, normalmente, apenas uma líbero compõe a equipe. No Brasil, a titularidade é de Fabi, ouro em Pequim-2008. Mas a caminhada de Camila não foi em vão, já que vai brigar forte para representar o Brasil na Rio-2016. O treinador só confirmou a presença de Natália, que estará disponível no jogo de sábado, contra a Turquia, às 18h (de Brasília), depois que a jogadora comprovou clinicamente e em quadra que está bem. Ela se recuperou de duas cirurgias na canela esquerda, feitas no ano passado, para retirada de tumores.

“Quando fiquei sabendo, passou todo o filme na minha cabeça, lembrando os momentos difíceis que vivi. Fiquei dois meses sem pôr o pé no chão, andando com ajuda de muletas”, enfatizou Natália.

Já Renan Ribeiro chegou na quarta e tem poucas chances de atuar, mas mantém a expectativa de participar das Olimpíadas. Ele foi chamado como suplente do time titular, após o corte de Rafael, 20 anos, que se machucou no treino. O novo titular é Neto, tendo Gabriel como reserva, ambos mineiros.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por