Foi prorrogado em uma semana o prazo para o cadastramento escolar. Pais e responsáveis que ainda não cadastraram seus filhos têm até a próxima sexta-feira (17) para fazer a inscrição e garantir uma vaga em uma escola próxima a sua residência em 2013.
Devem se cadastrar crianças que já completaram ou completarão seis anos até o dia 31 de março de 2013, alunos que querem se transferir de outras localidades ou de escolas particulares e também os interessados em retornar aos estudos.
Para realizar o cadastro, é necessário apresentar original ou cópia da certidão de nascimento do candidato, comprovante de residência e comprovante de escolaridade da escola de origem, nos casos de transferência para as redes públicas ou de retomada de estudos.
Na capital, o cadastramento pode ser feito nas Agências dos Correios e o comprovante de residência solicitado é a conta de luz atualizada, referente aos meses de maio ou junho de 2012. Na Região Metropolitana e no interior do estado, o cadastro deve ser feito em postos de cadastramento definidos pelas comissões municipais de cadastros e matrículas. Para informações sobre a localização dos postos de cadastramento, os pais e responsáveis devem procurar as secretarias municipais de educação.
O cadastro é uma garantia de vaga na escola pública mais próxima de casa. O candidato que não fizer o cadastramento não ficará sem uma vaga, mas será encaminhado, após a matrícula dos cadastrados, a uma escola que apresente vaga disponível. Os alunos já matriculados no ensino fundamental na rede pública têm vaga garantida e, por isso, não precisam se inscrever.
Matrícula
O cadastrado em Belo Horizonte receberá no final de novembro ou início de dezembro, uma carta pelo Correio, com a indicação da escola para a qual foi encaminhado. Já na Região Metropolitana e interior do Estado, o comunicado será feito pela Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula.