Novo governo

05/12/2018 às 06:47.
Atualizado em 28/10/2021 às 04:05

A estrutura definitiva da Esplanada dos Ministérios no governo de Jair Bolsonaro foi apresentada na tarde de segunda-feira (3), em coletiva de imprensa, pelo ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni. Inicialmente, serão 22 ministérios, incluindo Banco Central e Advocacia-Geral da União (AGU). Esses dois órgãos, no entanto, deverão perder o status de ministério na próxima gestão, reduzindo posteriormente o número de pastas a 20.
 
Esplanada dos Ministérios
Os 22 ministérios do governo de Jair Bolsonaro a partir de 2019 serão: Casa Civil, Secretaria-Geral da Presidência da República, Secretaria de Governo, Gabinete de Segurança Institucional, Economia, Agricultura, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Ciência, Tecnologia e Comunicação, Relações Exteriores, Defesa, Cidadania, Educação, Saúde, Justiça e Segurança Pública, Turismo, Infraestrutura, Desenvolvimento Regional, Transparência, Minas e Energia, Advocacia-Geral da União (AGU) e Banco Central.
 
Trabalho fatiado
Na coletiva com a imprensa, Onyx Lorenzoni também confirmou a extinção do Ministério do Trabalho e a redistribuição das atribuições da pasta entre os ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Cidadania e Economia. Segundo Onyx, a secretaria que cuida das concessões de cartas sindicais passa a fazer parte do Ministério da Justiça, sob controle de Sérgio Moro. No Ministério da Economia fica a fiscalização e políticas públicas para o emprego e a Secretaria de Economia Solidária no Ministério da Cidadania.
 
Assessoria especial
Onyx explicou que Jair Bolsonaro terá uma assessoria especial específica para cuidar da comunicação pessoal. Essa estrutura estará vinculada diretamente ao gabinete presidencial e deverá ser responsável pela gestão das redes sociais do presidente, muito usadas por ele para manifestar posições e se comunicar com a população.
 
Extensão rural
Representantes da Rede de Extensão Rural de todo o país se reuniram nesta segunda-feira, em Brasília, para comemorar os 70 anos da Extensão Rural no Brasil. Durante toda a semana, será realizada uma programação especial pela Agência Nacional e Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), com participação de extensionistas rurais de todas as regiões do Brasil.
 
Bandeira tarifária
A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou que a bandeira tarifária de dezembro será verde, o que significa que não haverá cobrança extra na conta de luz. Segundo a Aneel, apesar dos reservatórios ainda apresentarem níveis reduzidos, a expectativa é a de que a estação chuvosa continue promovendo elevação do nível de produção de energia, pelas usinas hidrelétricas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por