A importância de estar em multicanais na internet para geração de negócios

02/10/2020 às 23:23.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:42

Felipe Caezar*

Nos dias de hoje, todas as empresas, não importa o setor, entendem a importância de estar no ambiente digital. No entanto, poucas estão em multicanais e são achadas de forma fácil quando buscadas na Internet, o que acarreta em grandes perdas de negócios. Uma pesquisa desenvolvida pelo Boston Consulting Group (BCG) em 2018, aponta que apesar de quase todas as empresas adotarem o discurso digital, apenas um número relativamente pequeno delas está realmente explorando o potencial de uso de dados e analytics em marketing para a transformação da jornada dos clientes e personalização de ofertas e sua ativação.

Segundo os dados, a maioria das empresas (55%) ainda se encontra em estágio emergente, enquanto 37% são apontados como conectados, 6% nascentes e, em pleno aproveitamento (ou multimomento), somente 2%.

Os números apresentados há 2 anos mostram que 98% das empresas não estavam em multicanais e hoje, mesmo depois da pandemia, a maior parte das companhias não usam mapas e listas da internet de forma integrada, comprometendo muito o desenvolvimento do negócio.

O que as corporações precisam estar atentas é que cada sistema de busca e cada aplicativo no mercado possui diretrizes diferentes e, por isso, é preciso entender todos os sistemas e compreender o que faz com que a empresa se torne mais visível. Se formos fazer um paralelo com o serviço desenvolvido pela HubLocal, a gente trabalha para que nossos clientes quando buscados no Google, por exemplo, apareçam sempre nos primeiros resultados.

A Hublocal trabalha em diversas plataformas para garantir os bons resultados nas buscas por seus clientes ou as áreas onde eles atuam. Entre elas estão Google Maps, Facebook Places, Apple Maps, Bing Maps, Linkedin Pages, Foursquare, Yelp, Waze, Whatsapp Locations e mais de 50 outras plataformas parceiras da ferramenta. Basicamente, se o consumidor procurar pelo meu cliente ou sua área de atuação, não importa a plataforma, ele vai encontrá-lo.

No entanto, ter mais visibilidade no mundo digital também tem seus desafios, pois existem entraves que impedem a transformação das empresas brasileiras em direção à maturidade multimomento. As dificuldades incluem desde dimensões técnicas, como a baixa interligação de fontes de dados, até aspectos organizacionais e de colaboração, que limitam o potencial trazido por um maior amadurecimento da função de marketing.

O que fizemos na HubLocal foi resolver esses entraves que impedem as empresas de estarem presentes em multicanais, fazendo a integração de dados em um só lugar, a automatização de processos repetitivos, o gerenciamento otimizado e a mensuração de resultados por cada canal gerenciado.

Todas as estratégias de otimizar mapas e listas da internet vão impactar de forma positiva o SEO, e com isso, as chances de conseguir mais visitas no ambiente digital, gerando mais negócios são bem maiores, já que a função dessas táticas é ajudar o Google a enxergar as marcas.

O momento está cada vez mais propício para investir no universo digital e com isso gerar lucro e crescimento para sua empresa. Quem apostar e olhar para essa área vai colher os frutos!

*CEO da startup HubLocal


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por