Nunca almoce sozinho

09/12/2016 às 20:08.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:01

Mauro Condé*

Você pode conseguir qualquer coisa que queira na vida, se você ajudar o suficiente outras pessoas a conseguirem o que elas querem. Nunca almoce sozinho – faça networking, é o que sugere Keith Ferrazzi, no seu livro sobre relacionamentos profissionais.

Eu concordo com essa ideia – networking é a arte do relacionamento. As pessoas estão prontas e dispostas a te darem algo em troca do que (quer que seja) elas desejam muito. O mais importante no networking é você descobrir o que elas querem, precisam ou desejam muito e entregar isso para elas antes.

No futuro, quando você precisar, elas se lembrarão disso e te retribuirão com o maior prazer do mundo. Nunca almoce sozinho é uma dica para construir o maior patrimônio que você pode ter no mundo hoje – a sua rede de networking ou de relacionamentos e amizades que podem fazer a diferença na sua vida.

O segredo é abrir seus canais de contatos com as pessoas (de forma bem seletiva) e tentar se relacionar ao máximo com aquelas que possam te agregar valor na vida, adicionando novos conhecimentos, ideias ou momentos mágicos de convívio e aprendizado profissional e pessoal.

A fórmula é simples: faça amigos, seja amigo e conecte-se com o mundo praticando a generosidade, ajudando e sendo ajudado pelos seus amigos e principalmente fazendo seus amigos ajudarem outros amigos. Networking é a arte de gerar valor para os outros de forma que eles se tornem pessoas melhores por se relacionarem com você.

Conheça seus amigos – quais são seus interesses, suas paixões, seus problemas e suas necessidades e faça algo para ajudá-los sempre. Nunca desapareça – a invisibilidade é pior do que o fracasso.

Compartilhe informações úteis e relevantes e que possam contribuir de verdade para a melhoria da vida dos seus amigos. Vista-se impecavelmente bem para qualquer ocasião. A aparência é a embalagem da sua marca, portanto, capriche na sua. 

Seja interessante e interessado, aprenda a contar boas histórias. Avalie melhor os seus contatos – você é o espelho das seis pessoas com quem mais convive e os outros tendem a te rotular pelas pessoas sempre mais próximas a você. Se deseja ser visto como um leão, esteja perto deles.

Procure conviver com pessoas muito inteligentes e especiais que tenham a capacidade de te enriquecer como pessoa. Tenha bons relacionamentos – essa é a base do sucesso!

(*) É palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por