O DNA da Inovação: a importância de colocar as ideias em prática

18/03/2021 às 20:10.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:27

André Brunetta*

Inovação é a exploração de novas ideias. Mas se engana quem pensa que inovar é sinônimo de acertar. Pelo menos não, necessariamente, à primeira vista. Se você, sua marca, ou empresa, estão dispostos a enfrentar possíveis erros durante a jornada de criação ou renovação, as portas para a inovação certamente estão abertas para vocês.

O jogo de tentativa e erro faz parte do DNA dos inovadores, uma vez que muitas vezes o fracasso serve como catalisador para alcançar o tão almejado sucesso. O que isso quer dizer? O perfeccionismo, por exemplo, pode facilmente te sabotar. Se você é daqueles que espera um produto ficar 100% perfeito para lançá-lo, pode ser que esteja perdendo tempo de aprendizado e demore anos para alcançar o que espera, quando na verdade poderia fazer o lançamento e trabalhá-lo com ele na prática.

Com a ajuda da tecnologia, ficou mais fácil criar, mas com tantas empresas atuando no mercado, inovar é cada vez mais difícil. A lista de startups no Brasil tem crescido de forma assustadora. De acordo com o último levantamento da Associação Brasileira de Startups, o país tem mais de 12.700 negócios neste formato.

Então como se destacar em meio a tantas oportunidades no mercado? Uma ótima opção é treinar algumas habilidades que, se bem desenvolvidas, podem te ajudar a alcançar o sucesso por meio da inovação, como: questionar, observar e experimentar.

Em primeiro lugar, questione-se de tudo, a todo momento. Uma ideia inovadora pode surgir de questionamentos simples ou até mesmo daqueles nunca antes pensados. Para isso, faça perguntas sem restrições, isso ajuda a enxergar um problema ou oportunidade em potencial.

Um inovador é também um bom observador, que consegue perceber situações em que outros mais distraídos passariam despercebidos. Por isso, esteja sempre observando e exercitando a associação, afinal, além de observar é preciso ter a capacidade de conectar problemas ou ideias, relacionadas de diferentes maneiras.

Por último, experimente. Novas ideias surgem a partir da prática de experimentos. O que adianta uma boa ideia se ela fica apenas no papel? Além disso, dedique tempo com uma rede de pessoas em quem você confia, pois indivíduos diferentes podem nos dar variadas perspectivas, e a partir de novas ideias, surgem grandes inovações.


*CEO do Zul+

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por