Aprenda a motivar sua equipe

28/06/2017 às 18:26.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:18

Olá amiga e amigo advogado, tudo bem?

É unanimidade entre os especialistas no assunto que a motivação das equipes é uma das maiores vantagens competitivas que um escritório de advocacia pode ter. Por esse motivo, na coluna de hoje, vamos ensinar-lhes como manter todos motivados.

Planos de metas e objetivos

É importante deixar claro para o advogado o que se espera dele, de um ponto de vista individual, bem como as prioridades do setor. Uma falha nesse tipo de comunicação pode fazer com que o profissional, apesar de trabalhar com zelo e dedicação, não tenha uma produtividade satisfatória e alinhada com as expectativas da alta gestão, o que costuma ser bastante desmotivador.

Adicionalmente, a experiência mostra que o advogado que trabalha com metas e objetivos reduz drasticamente a quantidade de tempo ocioso no trabalho, buscando sempre melhorar sua performance. Neste particular, é possível, ainda, trabalhar com um esquema de metas sucessivas para avaliar de forma ainda mais criteriosa o desempenho de cada colaborador, mesmo não havendo um sistema de remuneração diferenciada que recompense a produtividade.

Plano de carreira

“Crescer” dentro do escritório talvez seja uma das maiores expectativas do profissional que trabalha em uma sociedade de advogados e, portanto, uma das maiores fontes de motivação! É evidente que o aumento salarial e a melhoria dos benefícios são fatores determinantes do ponto de vista do funcionário, entretanto, é equivocado pensar que são os únicos.
O momento da promoção representa simbolicamente o reconhecimento do esforço e a recompensa pelo trabalho do advogado que cumpriu suas metas e objetivos e está preparado para assumir novas responsabilidades e desafios. Um plano estruturado de carreira, nesse sentido, ajuda o profissional a perceber que está progredindo, evitando uma sensação de estagnação.

Oportunidade de desenvolvimento e treinamento

Nem sempre é fácil manter-se a par das inovações legislativas e mudanças de entendimentos jurisprudenciais e doutrinários apenas com o dia a dia forense. Muitas vezes o advogado ocupa uma posição dentro do escritório que impõe a ele a realização de tarefas bastante específicas e, em alguns casos, repetitivas. Isso pode, também, passar-lhe uma sensação de estagnação, desmotivando-o.

Por outro lado, quando o escritório promove reuniões, palestras, encontros, seminários e mantém uma biblioteca atualizada, o advogado sente-se mais competitivo e capacitado, com condições de lutar pelo cargo que almeja, além, é claro, de tais práticas refletirem diretamente na qualidade do trabalho do profissional. Vale a pena apostar na estratégia!

Por fim, é importante ressaltar que essas não são as únicas medidas possíveis para promover a motivação de sua equipe. É sempre bom poder contar com a sensibilidade de um profissional especializado em gestão de pessoas que, sem dúvida, é de grande valor na identificação das causas de desmotivação e implementação de novas práticas.

Abraços e até a próxima!

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por