Dicas imperdíveis para abrir um escritório de sucesso!

23/11/2016 às 20:09.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:47

Para abrir um escritório de advocacia de sucesso é preciso ir muito além do conhecimento jurídico e da estrutura para receber clientes. É necessário ter estratégias de marketing, contar com um bom atendimento ao cliente e montar um planejamento administrativo extremamente eficaz. Quer saber por onde começar? Confira agora algumas medidas essenciais para transformar seu escritório em um empreendimento bem-sucedido:

Decida se terá sócios ou se empreenderá sozinho 

Nem todos os advogados têm a habilidade de empreender sozinhos. E muitas vezes é a inabilidade de lidar com aspectos administrativos e burocráticos que incentiva a buscar um sócio disposto a enfrentar essas atividades. Contudo, assim como qualquer outra sociedade, é imprescindível conhecer o perfil do futuro sócio a fundo, definindo muito bem os papéis que serão exercidos e encontrando alguém com quem seja possível trabalhar.

Escolha o regime de tributação do seu escritório

Hoje em dia, escritórios de advocacia têm bem mais opções em relação aos regimes de tributação. Assim como outros diversos tipos de sociedade, é possível optar por regimes como o Simples Nacional, a tributação por lucro real e a tributação por lucro presumido.

Defina estratégias de prospecção de clientes

Quem escolhe abrir um escritório de advocacia deve definir, desde o início, suas estratégias de prospecção de clientes. Atualmente, contar apenas com o boca a boca de antigos contatos não é mais suficiente para trazer um fluxo significativo de pessoas. É preciso também pensar em estratégias de divulgação, como um clipping jurídico, mailing, site do escritório e encontros de negócios.

Passe para o planejamento da estrutura do escritório

Qual o tamanho ideal da infraestrutura do seu escritório? Pois saiba que isso depende, primeiramente, do número de profissionais que trabalharão com você — desde sócios e advogados, passando pelos estagiários, incluindo as secretárias e os servidores administrativos.

Saiba exatamente onde buscar investimentos

O investimento inicial geralmente parte dos próprios sócios, ainda que seja possível buscar investidores externos. Cada escolha tem suas vantagens e, obviamente, suas desvantagens. Empréstimos bancários podem ser uma boa opção, desde que seja possível arcar com os custos de um financiamento com juros e que seu escritório realmente prospere já nos anos iniciais de trabalho. O investimento pessoal dos sócios também é uma opção para escritórios menores, com poucos profissionais.

Com essas dicas em mãos, já sente que sabe todos os elementos necessários para montar um escritório de advocacia de sucesso? Compartilhe seus questionamentos e suas impressões conosco!

Abraços e até a próxima!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por