O Facebook vai diminuir o alcance da página de seu escritório. E agora?

24/01/2018 às 22:03.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:56

Olá amiga e amigo advogado, tudo bem?
Se você acompanha com frequência minhas colunas aqui no Jornal Hoje em Dia e o conteúdo do Juris no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e e-mail, então certamente já deve ter lido sobre a importância das redes sociais para o marketing jurídico digital. Afinal, através da criação de páginas para seu escritório, você pode publicar conteúdo que alcance clientes em potencial.

Até recentemente, era assim que funcionava. No entanto, neste mês de janeiro, o universo digital sofreu um abalo sísmico com o anúncio do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, de que o algoritmo do Facebook passaria a priorizar postagens de amigos e familiares, ao invés das publicadas por páginas. A notícia, claro, causou polêmica, com muitos preocupados que as postagens de suas páginas veriam uma diminuição ainda maior no número de pessoas que alcançariam (que já não era exatamente grande para muitos). 

Afinal, nos últimos anos o Facebook recebeu incontáveis críticas por supostamente facilitar a divulgação de “fake news” – aquelas famosas notícias falsas e sensacionalistas, que se tornaram um dos assuntos mais discutidos da atualidade. Segundo muitos pesquisadores, a manipulação do algoritmo da rede social pode ter beneficiado a divulgação das “fake news”, que, no fim das contas, podem até mesmo ter influenciado o Brexit e a eleição presidencial americana. Portanto, um dos propósitos na mudança anunciada por Zuckerberg estaria em combater as “fake news”.

Como usuário do Facebook, as alterações significam que, em seu feed de notícias, você passará a ver mais as postagens de seus amigos e parentes na rede social do que as de páginas, sejam elas de humor, portais de notícias, entre outros. Mas se você já criou uma página para o seu escritório, as recentes mudanças podem fazer com que suas postagens cheguem a ainda menos pessoas que a curtiram.

Nesse caso, o que fazer? Desistir do marketing jurídico digital? Voltar a distribuir seu cartão nas festas? Claro que não! Ainda há algumas formas de garantir que o conteúdo da página de seu escritório no Facebook chegue aos seus fãs. 
Uma delas é relativamente simples de ser feita, porém necessariamente exigirá a colaboração de seus fãs. Afinal, uma pessoa pode selecionar para que as publicações de uma determinada página apareça em primeiro lugar em seu feed. Assim, sempre que seu escritório publicar algo novo, ele apareceria logo que o fã entrasse no Facebook. 
Repasse as instruções do link a seguir para os seguidores de sua página, para que eles não percam nenhum de seus posts: http://bit.ly/1TMoB9x. 
Na semana que vem, abordarei outra forma de fazer com que suas publicações alcancem não apenas os fãs que você já tem, como também outros que ainda não curtem sua página: o impulsionamento pago de posts no Facebook.

Abraços e até a próxima!


 

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