Planejamento estratégico ou morte!

16/11/2016 às 20:40.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:41

Olá amiga e amigo Advogado, tudo bem?

Para prosperar, assim como qualquer empresa, os escritórios de advocacia precisam ter objetivos estratégicos e metas bem definidas. Isso dará embasamento para a tomada de decisões que favoreçam a expansão do negócio.

O que definir no planejamento estratégico de seu escritório de advocacia? Ninguém melhor do que os sócios da empresa para avaliar o posicionamento atual do escritório e direcionar o caminho a ser seguido. Por isso, é importante que todos os envolvidos no processo participem das definições. Nesse sentido, é importante trabalhar em seu plano questões como:

Quais áreas de atuação serão contempladas? A prática de escolher as áreas de atuação que serão contempladas como serviço já é comum para advogados. Quando o assunto é um negócio estruturado (escritório de advocacia), o ideal é que as áreas escolhidas para trabalhar tenham alguma ligação.

Por exemplo, um escritório que atue com o Direito Empresarial pode também englobar o Direito Tributário e, assim, favorecer os negócios na prestação de serviços distintos ao mesmo cliente. O ideal para esta definição é se guiar pelas especializações dos sócios do escritório, uma vez que eles serão a linha de frente para o desenvolvimento dos trabalhos até que o escritório se desenvolva e receba novos advogados.

Qual o perfil de seus clientes? Você precisará trabalhar ativamente para que seu escritório cresça. Por isso, é preciso ter bem definido o perfil dos clientes que você pretende trabalhar: qual o porte das empresas que você almeja trabalhar ou o perfil de situação que seu escritório pretende resolver? Algum mercado específico de atuação?

Qual o investimento necessário e como as finanças serão geridas? Qual o valor das despesas fixas e variáveis, mão de obra e tecnologia precisarão englobar o seu planejamento tanto para criar, quanto para manter o escritório até que ele atinja o ponto de equilíbrio (despesas e receita se equiparam)? Como será a remuneração dos sócios? Como será a política de cobrança dos serviços prestados? Qual o lucro pretendido? Todas as questões financeiras precisam estar previstas em seu planejamento estratégico. Isso dará a segurança necessária para que você saiba quando é preciso rever gastos ou mesmo os preços de seus serviços, por exemplo.

Quais os objetivos, metas e indicadores para avaliação dos resultados? Você precisa ter objetivos definidos no curto, médio e longo prazo. Seja ambicioso na definição deles, mas mantenha os pés no chão. Lembre-se, para esta definição, que nenhum negócio desponta do dia para a noite.

Além disso, será necessário definir metas que conduzam a realização destes objetivos, bem como indicadores que avaliem a evolução dos resultados. Com base nisso você estará munido de informações para adequar o seu plano de negócios à realidade do seu mercado.

E você, já está atento à importância do planejamento estratégico para o seu escritório de advocacia? Compartilhe a sua experiência conosco.

Abraços e até a próxima!

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