Quatro dicas para reter talentos no escritório de advocacia

02/08/2017 às 15:59.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:53

 Olá amiga e amigo advogado, tudo bem?

Para reverter o “entra-e-sai” de advogados, que acaba prejudicando as atividades do escritório, é preciso adotar um conjunto de práticas que engloba desde o recrutamento até os postos mais altos com maiores responsabilidades. O principal objetivo aqui deve ser reter os talentos no escritório. Confira algumas dicas eficazes para lhe ajudar nesse desafio!
  
Fase de recrutamento e seleção
Muitos escritórios adotam como processo seletivo principal a contratação de estagiários em períodos intermediários do curso de Direito. Durante o período de estágio, os advogados poderão avaliar de forma mais completa a personalidade, vocação e ambições do estagiário. Também o estagiário poderá conhecer melhor o escritório e identificar-se ou não com a carreira.

Ofereça perspectiva de crescimento: a importância do plano de carreira

Agora, é necessário começar a pensar em um plano de carreira. Um dos fatores que mais desmotivam o profissional, fazendo com que ele considere outras opções, é a sensação de estar estagnado. O advogado deve sentir-se progredindo na carreira, sendo permanentemente avaliado, recebendo gradativamente atribuições de maior responsabilidade e tendo o seu trabalho e comprometimento reconhecidos. Um plano de aumento salarial, estabelecido com base na hierarquia de cargos, também deve ser contemplado: tenha em mente que a precificação, na advocacia, precisa se basear no aspecto interno (ou seja, na remuneração condizente com cada função) e no valor praticado no mercado, mantendo o equilíbrio com o salário estabelecido para o segmento.

Invista no capital humano

Algumas iniciativas simples, como convênios para a realização de cursos e palestras internas, apoio ao profissional que deseja dar continuidade aos estudos e organização de um periódico interno com artigos dos próprios membros, podem ser estratégias eficientes de investimento na qualificação profissional, e também como formas de manter a equipe motivada.

Considere modelos inovadores de gestão

Os modelos de gestão mais modernos têm tido uma aceitação muito grande dentro dos escritórios de advocacia. É bem verdade que o profissional do Direito pratica constantemente atos revestidos de formalidades mais solenes e, portanto, qualquer proposta de mudança deve ser vista com moderação. No entanto, isso não quer dizer que o expediente interno do escritório não possa se adaptar aos novos tempos com a implementação de uma gestão mais horizontal, participativa e com o incentivo a uma comunicação mais espontânea no local de trabalho.

Por fim, resta alertar que o tema é vasto e não tenho a pretensão de esgotá-lo! O mais importante, nesse sentido, é nos conscientizarmos da necessidade de se criar uma cultura de acordo com a qual o escritório e seus advogados cresçam juntos, o que só acontecerá se o escritório contar com uma gestão eficiente que saiba identificar e reter seus talentos.

]Abraços e até a próxima!

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por