Retrospectiva 2016: Simplifique a sua advocacia ou morra!

18/01/2017 às 21:55.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:28

Olá amiga e amigo Advogado, tudo bem?

Modernizar a sua advocacia pode significar simplificá-la. Já parou para pensar que o advogado repete uma série de processos e hábitos que não são mais compatíveis com o contexto atual? A “Era da Informação” exige que saibamos transmitir melhor as nossas mensagens, sob pena de perdermos voz em meio a tantos ruídos de comunicação. Portanto, seguem 5 dicas que ajudarão o advogado a se comunicar melhor:

1. Abaixo o “Juridiquês”:

Evite a escrita muito rebuscada, o excesso de expressões em latim e de termos técnicos. Ao falar e ao escrever procure ser o mais claro, simples e objetivo possível. Já se foi o tempo em que o advogado se valia desses recursos para impressionar.

2. Redija peças processuais mais sucintas:

O Judiciário está abarrotado de processos, e a quantidade de servidores disponíveis não é suficiente para atender toda a demanda. Com isso em mente, imagine como um juiz ou servidor se comporta ao se deparar com um calhamaço de papéis? Se você quer ser lido e compreendido, comece hoje mesmo a ser mais objetivo ao elaborar as suas peças processuais! Desenvolva as ideias com clareza, por meio de um raciocínio lógico. Dê mais atenção aos fatos, ao conjunto probatório. O excesso de citação de leis, jurisprudência e doutrina não ajudará em nada no convencimento dos envolvidos. Aquela velha máxima que diz “Narra-me os fatos e eu te darei o Direito” nunca foi tão atual.

3. Seja mais humilde e menos arrogante:

Advogados costumam ser muito presunçosos. Ameaçam processar pessoas e empresas ao invés de tentarem resolver as questões pacificamente. Sinceramente, é ridículo! Conhecer as leis e ter o poder de petição não os torna melhores que ninguém. Pelo contrário, mesmo quando advoga em interesse próprio ou de particulares o advogado presta serviço público e exerce função social. A atividade prestada não interessa de forma restrita às partes de um determinado processo. O seu alcance é muito maior e atinge toda a sociedade.

4. Respeite os servidores:

É sabido que alguns servidores da justiça não cumprem com os seus deveres, pois se acham protegidos pela estabilidade do cargo e pela falta de gestão que impera no serviço público. Isso não é motivo para que sejam desrespeitados. Eles estudaram bastante, se prepararam e se esforçam muito para prestarem um excelente serviço. Parte deles, inclusive, são bacharéis em Direito como os advogados. Se o advogado quer ser bem atendido e quer ver o processo “andar”, é bom que comece a tratar os servidores com bastante polidez. Quando somos gentis e educados conseguimos quase tudo que queremos.

5. Ouça mais e fale menos:

Advogados, por natureza, falam mais do que ouvem. Somos prolixos, chatos e adoramos uma discussão. O problema é que perdemos inúmeras oportunidades de ficarmos calados quando é importante apenas ouvir. Em uma audiência, por exemplo, uma fala mal colocada pode pôr em risco a possibilidade de se fechar um bom acordo. A dica é: ouça, raciocine e depois fale.


Abraços e até a próxima!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por