É real, oficial: começaram os dias mais felizes do ano

21/02/2020 às 08:36.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:42

Ricardo Rodrigues (*)

Enfim chegou o Carnaval. A partir de hoje, o brasileiro vai encher o corpo de purpurina e fazer o que ele mais sabe: ser feliz. Em Belo Horizonte, particularmente, o setor de bares e restaurantes tem motivos de sobra para comemorar a festa que é a mais brasileira das nossas festas. Falar sobre isso é ‘chover no molhado’. Mas já que essa é a pauta da semana, vale a pena relembrar alguns números interessantes.

Em 2015, quando o nosso Carnaval começou a renascer, as ruas de BH receberam mais de um milhão de pessoas, o que foi um marco para a história da capital mineira. Na ocasião tivemos mais de 200 blocos em vários pontos da cidade, nove caricatos e seis escolas de samba. 
Já em 2019, os números foram absurdamente impressionantes: 4,3 milhões de foliões e mais de 400 blocos fizeram 447 cortejos durante os 23 dias de período oficial da festa. 

Para este ano mais de 5 milhões de pessoas devem colorir as principais vias de BH com tons de alegria e diversidade. A Belotur cadastrou nada mais nada menos que 453 blocos, que farão 520 desfiles.

Obviamente, o setor de bares e restaurante vai dar boas braçadas neste mar caloroso do Carnaval. Estamos aptos para receber não só os foliões como aqueles que desejam aproveitar o descanso longe dos blocos. Para os primeiros, a Abrasel-MG em parceria com a Belotur, preparou o ‘Carnaval Gastrô’, sobre o qual já falei no artigo do dia 24 de janeiro. Trata-se de um delicioso circuito gastronômico que está movimentando 52 bares espalhados pelas nove regionais. Os estabelecimentos criaram pratos ou trouxeram para os que já existem em seus cardápios a temática do Carnaval. Detalhe importante: todos com preços acessíveis para quem quer repor as energias após participar dos blocos e, ao mesmo tempo, provar as delícias da nossa cozinha, agora reconhecida internacionalmente como criativa pela Unesco.

Já para os que fazem parte do segundo grupo, ou seja, os adeptos da tranquilidade, a dica é a Feirinha Aproxima Abrasel – edição especial de Carnaval. De amanhã até terça-feira (25), entre 11h e 18h, bares e restaurantes da cidade se reunirão em torno do Museu Abílio Barreto (área onde não se concentram blocos carnavalescos) para oferecer um leque variado de pratos típicos da nossa culinária, além de cervejas artesanais. 

Nossa expectativa, ou melhor, nosso desejo é receber a todos com experiência, mas sobretudo com o afeto e acolhimento que nos são característicos. 


Em nome da Abrasel-MG e da Frente Gastronomia Mineira, deixo aqui o meu agradecimento à Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, que abraçou nosso Carnaval como um projeto oficial e cuida dele muito bem. Posso dizer que chegamos, sim, a 2020 com a certeza de que estamos diante de um produto turístico rentável, que traz consigo muitas oportunidades.


(*) Ricardo Rodrigues – Presidente ABRASEL-MG e Coordenador da Frente da Gastronomia Mineira
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por