A águia, o trem bala e você

19/06/2017 às 14:56.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:09

Mauro Condé*

Águias não caçam moscas, já dizia o filósofo. A maioria das pessoas é extremamente tímida e conservadora no estabelecimento de metas tanto no nível pessoal quanto profissional. O problema é que tal comportamento, estipular metas pobres e medíocres mais atrapalha do que ajuda, pois você passa a não ser lembrado, nem conhecido, ou melhor, reconhecido, por transformar o ordinário em extraordinário – na melhor das hipóteses você passa a ser lembrado como pequeno caçador de moscas.

Com a barra mais embaixo, a sensação de realização pessoal e profissional também fica pela metade.  Para que você possa ser mais ousado e atrevido,  sugiro que tente imitar o que fez um grupo de engenheiros japoneses diferenciados dos anos 90.

Responsáveis por redesenhar o projeto do trem bala, visando um aumento da velocidade e redução do tempo de viagem, eles descobriram que nunca superavam suas metas quando elas eram estipuladas num patamar mais baixo – desafiados a aumentar a velocidade do trem bala em 5% eles não atingiram resultados superiores a 3%. Até que aconteceu algo incrível: o líder desta equipe genial de engenheiros “surtou” e estipulou para o grupo uma meta totalmente diferente da que eles estavam acostumados e jogou o desafio bem para o alto – esticou a meta do aumento da velocidade do trem bala para 100%.

O resultado atingido foi impressionante, chegando próximo dos 95% de aumento. E o que explica esta conquista? Um espécie de comportamento animal existente dentro de todo ser humano que transformou os engenheiros japoneses em águias sedentas por caças bem maiores.

O chefe dos engenheiros convenceu a equipe a concordar com o estabelecimento de duas metas – uma que iria para o papel e se tornaria pública (que eles chamaram de meta mínima a ser atingida) e outra meta muito, mas muito mais ousada mesma (que eles passaram a batizar de meta trem bala) onde eles se obrigavam a parar de pensar pequeno para buscar novas ideias inspiradas por um desafio muito maior do que eles estavam acostumados.

Psicologicamente, forçar as pessoas a pensar em objetivos muito ambiciosos as leva para um outro nível de abstração, de pensamento e de imaginação que elas jamais atingiriam se as metas fossem tímidas e pequenas.

A pressão cria lendas! O diamante nada mais é do um pedaço de carvão que foi submetido a uma alta pressão por muito tempo.

(*) Palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por