A coisa mais urgente do mundo hoje

27/05/2021 às 15:29.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:02

Mauro Condé*

“Destruir uma floresta para o ganho econômico é como queimar uma pintura renascentista valiosíssima para cozinhar uma refeição” Ed. Osborne W - Biólogo.

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte um excelente livro e uma palestra sobre o tema da sustentabilidade.

Eles me levaram para uma sala de conferências nos Estados Unidos, onde fui recebido por Al Gore, ambientalista de renome, a quem fui logo pedindo:

Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

- Faça a sua parte e contribua para a solução do problema mais urgente do mundo de hoje: a enorme crise que está a ameaçar o planeta onde vivemos.

Em uma recente palestra online, Al Gore chamou a atenção para a atual crise climática e ambiental, sem precedentes na história.

Apontou seus efeitos, suas causas e sugeriu soluções alternativas.

Demonstrou os danos colaterais devastadores do aquecimento global em curso.

Falou das enchentes e dos furacões que a cada ano, de forma cada vez mais agressiva e violenta, que dizimam regiões inteiras e suas populações ao redor do planeta.

Mostrou as enormes consequências dos maiores níveis de poluição do ar de todos os tempos.

Aproveitou para chamar o “adulto” dos governantes, das empresas e dos cidadãos do mundo e não se calou quando o assunto foi contribuir com ideias alternativas.

Demonstrou matematicamente a necessidade de uma transição energética urgente, numa espécie de Revolução Climática aos moldes da Revolução Industrial, porém na velocidade da Revolução Digital.

Al Gore destacou o protagonismo do Brasil nesse novo mundo, uma vez que o país tem hoje a energia eólica e a energia solar mais barata do planeta, com custos infinitamente menores que os necessários para manter em funcionamento as arcaicas e obsoletas usinas de carvão e de petróleo.

Mostrou como o Brasil pode se valer da proteção do maior território verde do planeta, a Amazônia, combatendo fortemente o desmatamento ilegal das florestas e reduzindo a devastação da natureza na região.

Fechou sua palestra pedindo mais participação popular na vigilância e na cobrança de ações efetivas dos governos rumo a um mundo sem carbono, mais verde e mais sustentável.

Resolver a Crise Climática é o assunto mais urgente que temos para tratar hoje, se quisermos deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos para as futuras gerações. Você concorda?

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por