A contabilidade de custos já era

29/01/2018 às 20:31.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:02

Mauro Condé*

Em seu lugar nasceu a Contabilidade de Ganhos que visa ajudar diretamente na maior de todas as metas de uma empresa: Ganhar Dinheiro!
Para isso a Contabilidade de Ganhos atualiza o antigo modelo da Contabilidade de Custos ao exigir que a empresa seja vista de forma holística, como se ela fosse uma “floresta” para se encontrar dentro dela a “árvore” mais problemática que pode prejudicar a floresta inteira. Esta “árvore” prejudicial é o processo, a área ou sistema que causam o maior número de danos para a “floresta” (a empresa).

Uma vez identificados esses fatores que limitam o desempenho da empresa, que são chamados de restrições ou gargalos é preciso estudar suas variações e oscilações de performance contra metas estabelecidas e maiores desejos dos clientes e se concentrar em regime de “mira à laser” para atacar o mais rápido possível esses gargalos e suas variações e oscilações, pois são eles que impedem a empresa de ser mais ágil, mais rápida e de ganhar dinheiro como é a sua principal meta.
Fazer Contabilidade de Custos (principalmente custos por “adição”) é impor à empresa mais burocracia e controles caros, demorados e desnecessários que não agregam nenhum valor para o cliente. Isso não cabe mais no mundo digital de hoje em dia.

Pela Contabilidade de Ganhos descobrimos que um produto custa muito não pelos seus detalhes de rateio, mas sim pela demora que ele leva para sair da empresa e virar dinheiro no caixa da mesma. É a demora dentro da empresa que aumenta o custo.

A Contabilidade de Custos focava na eficiência da empresa (fazer certo as coisas). A Contabilidade de Ganhos vai mais longe – foca na Eficácia da empresa (fazer as coisas certas o mais rápido possível).

A Contabilidade de Custos convencional visava as eficiências locais, considerando-as todas muito importantes, o que só levava à produção excessiva de estoque desnecessário, que, como a Contabilidade de Ganhos, demonstra claramente, não gera dinheiro para o negócio, já que produzir e estocar produtos custa muito dinheiro e amarra um fluxo de caixa vital.

Para explorar mais o assunto, leia os escritos do Mestre Israelense de Gestão, Eli Goldratt. Afinal, numa empresa, a meta não é economizar dinheiro, mas sim ganhar dinheiro. Você, uma pessoa melhor é o meu objetivo!

*É Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco
 

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