A educação em tempos de pandemia

08/07/2020 às 18:48.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:58

Andréa Maria Pavel*

Desde o mês de março, quando as aulas presenciais foram suspensas, cada estado, município e escola tem se organizado para oferecer atividades remotas aos estudantes. Todavia, não houve uma coordenação nacional que garantisse isonomia de aprendizagem.

Em termos legais, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou, em seu site, esclarecimentos quantos às dúvidas mais comuns em termos de carga horária, dias letivos, reorganização do calendário escolar, aulas remotas, etc. A Covid-19 estava aí, promovendo distanciamento físico e evidenciando o trabalho remoto. Começamos então a pensar em atividades que pudessem, por meio do uso dos nossos materiais, ajudar a alunos e professores dos vários segmentos.

A seguir, listamos algumas dicas que podem auxiliar nessa tarefa:

- Planeje uma rotina junto com os filhos. Cada um tem responsabilidades, mas leve em conta a flexibilidade do momento com relação à leitura e às lições. Estabeleça tarefas domésticas, pois isso ajuda no desenvolvimento da coordenação motora dos grandes e pequenos músculos.

- Respeite o tempo de cada filho. O computador pode ser compartilhado em horários diferentes para que possa haver harmonia entre os trabalhos da escola e o trabalho dos pais. Todos são importantes.

- Converse sempre sobre a situação pela qual estão passando. As crianças podem ter reações diferentes ao estresse do momento. Demonstre que está ouvindo, prestando atenção. Explique que eles podem conversar com você sempre que quiserem. Deixe que percebam que podem honrar a liderança dos pais.

- Discuta boas práticas de higiene. Você pode usar momentos do dia a dia para reforçar a importância de atitudes como lavar as mãos regularmente e e higienizar as mãos com álcool em gel.

- Estabeleça regras em conjunto sobre como, quando e onde a internet pode ser usada. Atente ao que estão vendo on-line, seja pelo computador, seja pelo celular. As plataformas digitais são importantes ferramentas no aprendizado e podem minimizar a distância dos amigos, mas é preciso estar atento à segurança e à privacidade das crianças.

- Mantenha contato com a escola e com o professor para se manter informado. Faça perguntas e obtenha as informações que você precisa.
Acreditamos que estas sugestões podem nos auxiliar no estabelecimento de uma rotina propícia ao aprendizado e a boa convivência familiar.

*É analista pedagógica do Sistema Mackenzie de Ensino do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por