A habilidade que vai te diferenciar

28/04/2017 às 18:13.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:19

Mauro Condé*
Em meados dos anos 90, Mike Harry, um engenheiro visionário que trabalhava para a Motorola, começou a se concentrar numa ideia que revolucionaria o mundo. Ele se baseou numa ideia desenvolvida por outro gênio da engenharia americana, o guru da Estatística Dr. Deming, que fez sucesso décadas antes transformando as empresas japonesas em líderes mundiais de produção com qualidade total e fabricação com erro bem próximo de zero.

Convenceu o então presidente da Motorola a implementar seu conceito de combate à variação de processos por toda a empresa. Durante um bom tempo, procuraram um nome de impacto e de fácil memorização para batizar esta iniciativa revolucionária. Na expressão “Seis Sigma” eles encontraram o nome que procuravam.

No final dos anos 90 o Seis Sigma da Motorola gerou tanto impacto e resultados positivos que acabou sendo adotado pela maioria das empresas do mundo inteiro, tendo na pessoa de Jack Welch, presidente da General Electric e considerado o maior executivo de todos os tempos, o seu maior fã e disseminador.

Eu tive a sorte de ser convidado para liderar a implementação e difusão desta metodologia na GE do Brasil e em toda a América Latina, sob as ordens diretas do mito Jack Welch.

Em resumo, Seis Sigma é um conceito revolucionário inspirado em fundamentos estatísticos que busca duas coisas: estudar o comportamento passado de máquinas, equipamentos, pessoas e processos para determinar e conhecer seu nível de volatilidade e variação de processos em relação a limites pré-definidos.

Para prever e melhorar o comportamento futuro destas variáveis reduzindo ao máximo possível a variação e a volatilidade dos mesmos, aumentando suas performances e desempenhos de forma radical.

Se nos anos 90 este conceito revolucionou a produção no mundo inteiro, nos próximos 50 anos ele tem tudo para se transformar na linguagem mais usada pela tecnologia do futuro, a internet, as redes sociais, a robótica, a internet da coisas, o Big Data e a inteligência artificial para múltiplos fins.

Para o sucesso do profissional do futuro uma boa intuição combinada com um sólido conhecimento de estatística serão a base da nova inteligência humana.

Antecipe-se, estude e conheça Estatística e pule na frente dos seus concorrentes.

(*) Consultor e fundador do blog do Maluco.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por