A hora da coragem e do bom senso

29/08/2016 às 20:23.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:36

Aristóteles Drummond*

Passadas as Olimpíadas e agora o julgamento da Presidente Dilma, o Brasil, e não apenas o governo, precisa cair na real e preparar a retomada do crescimento. A situação na economia é muito grave, a questão do emprego preocupa pelo lado do social, em meio ainda a uma campanha eleitoral diferente das anteriores.

O sucesso da Rio 2016, o afastamento definitivo da presidente e a confirmação do presidente Temer não resolverão o drama na economia, as dificuldades das empresas, a falta de confiança para o investimento privado. Há muito que fazer e a exigir dos parlamentares um mínimo de sensibilidade para medidas amargas que se fazem necessárias para o resgate do país. 

A reforma na legislação contra a corrupção está sendo tratada de forma emocional, desrespeitando a própria Constituição, como a que veda a participação em estatais de brasileiros que tenham militância político-partidária, criando duas categorias de cidadania, a que participa do processo democrático e os que vivem alheios a mais elementar forma de integrar o processo. Pura demagogia, assim como o pacote em debate com propostas de viés arbitrário. Combater a corrupção, por fim a impunidade que a alimentou por décadas, é uma aspiração nacional, mas que seja respeitado o direito de ampla defesa.

Nas propostas, a mais correta é a que encurta os processos relativos aos abusos, para o que bastaria uma prioridade no Judiciário, como a que vigorou para questões eleitorais na Constituição de 46. Depois é que se permitiu a aberração da Justiça Eleitoral demorar tempo demasiado para julgar casos gravíssimos de vícios no processo eleitoral, protegendo mandatos nascidos da fraude. 

A prioridade são as reformas na área da economia, das relações trabalhistas, da simplificação fiscal. O Brasil aparece entre os países com ambiente de negócios hostil ao capital, tendo apenas como atração seu gigantesco mercado. Precisamos ingressar na competição internacional, e rapidamente. Cada tostão de investimento disponível é disputado pelos demais países. Sem coragem e patriotismo vamos perder mais uma oportunidade de atender à imensa população que espera melhorar de vida de forma sustentável.
O povo sofre!
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por