A importância da engenharia civil na construção de barragens de minério

19/04/2017 às 17:04.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:11

Ernesto Tadeu Bossi*

As barragens estão, desde o início da civilização, presentes no desenvolvimento das sociedades. O motivo para construção de barragens são vários: armazenar água para consumo (residencial, agrícola e industrial), geração de energia elétrica, pesca, recreação e lazer, paisagismo, disposição de rejeitos de mineração, entre outros.

As barragens para disposição de rejeitos de mineração são imprescindíveis para o desenvolvimento e continuidade das atividades minerárias. Sua função é armazenar os rejeitos gerados nas usinas de processamento de minério, evitando que esses sejam despejados nos cursos d’água, causando expressiva degradação ambiental. As barragens de rejeito também têm o objetivo de reservar a água que é utilizada nos diversos processos industriais da mina. 

A engenharia civil é a principal ciência utilizada para a construção de barragens de rejeito. Diversas disciplinas do curso colaboram, significativamente, para elaboração de projetos, construção e operação dessas barragens. Entre elas podemos destacar mecânica dos solos, hidrologia, hidráulica e topografia. É de grande importância o conhecimento dessas disciplinas pelos estudantes e as Faculdades Kennedy, conhecedora do mercado de trabalho que é, as disponibiliza em seu curso de engenharia civil, contribuindo com os seguintes conteúdos: 

 Mecânica dos solos: Caracterização física da fundação e dos materiais rochosos e solo utilizados na construção da barragem. Análises dos parâmetros e propriedades dessas rochas e solos como: resistência, permeabilidade, granulometria, adensamento, plasticidade etc. Projeto de tratamento de fundação, drenagem interna, geometria e instrumentação da barragem. Dimensionamento de frota de equipamentos. Análise da estabilidade à ruptura de taludes do barramento.

Hidrologia: Determinação das vazões hidrológicas ocasionadas pelas chuvas, para dimensionamento das estruturas hidráulicas da barragem.
Hidráulica: Dimensionamento dos reservatórios, vertedores, extravasores, estruturas de drenagens como canais, canaletas, descidas d’água, dispositivos de bombeamento, tubulações e seus acessórios.

Topografia: Levantamento planialtimétrico da área onde será construída a barragem para base de projeto, levantamento dos insumos e serviços consumidos durante a obra, marcações topográficas para execução da obra conforme projeto executivo.

A demanda mundial por minérios é crescente. O Brasil é um grande fornecedor e acompanha esse crescimento, principalmente em Minas Gerais, onde existem grandes reservas de minério. A demanda por barragens de rejeito é proporcional. Contudo, futuramente o engenheiro civil terá muitas oportunidades de trabalho nesse importante e promissor setor.

(*)Professor, mestre em Geotecnia e Transportes e professor das Faculdades Kennedy

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por