A importância da saúde bucal

06/07/2016 às 06:00.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:10

Andrea Figueiredo*

São muitos os hábitos e valores adquiridos na infância que são levados para a vida adulta. O cuidado com a saúde bucal é um deles. Com uma boa introdução do tema na rotina familiar, os pais podem prevenir diversas complicações e participar ativamente dessa etapa do desenvolvimento da criança.

O zelo com a saúde bucal começa antes mesmo da erupção dos primeiros dentes, ainda no período de amamentação. O movimento de sucção ajuda no desenvolvimento das estruturas bucais do bebê, o que fortalece o tônus facial e previne problemas de oclusão dentária. 

A escovação deve ser iniciada a partir do nascimento do primeiro dente, com uma escova de dentes infantil de cerdas bem macias e pasta de dente sem flúor. Em média, os pais devem auxiliar na escovação até a criança completar oito anos de idade, quando a maioria já consegue executar sozinha essa tarefa.

Mesmo que não sejam permanentes, os dentes de leite merecem muita atenção porque desempenham funções fundamentais no crescimento infantil, como auxiliar na fala e na mastigação de alimentos. Por isso, é essencial que os pais acompanhem a erupção da dentição juntamente com um profissional de odontologia.

A primeira visita ao dentista deve ocorrer perto do primeiro aniversário. O dentista poderá esclarecer sobre a escolha da escova correta para cada faixa etária, como deve ser feita a escovação e observar o desenvolvimento dos dentes. O acompanhamento possibilita diagnósticos precoces para situações como a necessidade de utilização de aparelho ortodôntico, por exemplo.

(*) Dentista e superintendente executiva da SulAmérica Odonto

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por