A importância das mulheres começarem a investir financeiramente

19/05/2021 às 15:30.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:58

Anne Garcia*

Você já parou para pensar em quantas mulheres deixam de investir financeiramente ou cuidar das contas da casa por não saberem como e por onde começar? Falar sobre finanças e investimento continua sendo um tabu para muitas, o que pode ser fruto do preconceito de que "lugar de mulher é na cozinha", mas estamos caminhando cada vez mais para que as coisas mudem neste sentido.

Quando comecei a investir, não tinha muita expertise no ramo, então acabei perdendo dinheiro porque fui levada pela emoção. Por isso, acho tão importante a educação financeira ser abordada desde a infância, até para criarmos experiência sobre o assunto.

Na hora de investir, antes de mais nada, é necessário estudar, analisar minuciosamente o mercado para o qual se pretende investir e conversar com profissionais do ramo, criando experiência e cautela na área. Também é importante saber com clareza o ponto de partida e onde quer chegar, definindo metas do que está disposta a fazer para chegar no topo, quais são as prioridades e o que está disposta a renunciar para atingir o objetivo. Se informar, fazer simulações e calcular a parte tributária é imprescindível, ou até mesmo contratar profissionais para fazer um Plano de Negócios. Isso serve para que você veja as análises do seu investimento e as projeções do mercado.

Além disso, é preciso conhecer qual o seu perfil de investidor, calcular quanto tem disponível para investir e analisar o seu conhecimento sobre o mercado que deseja atuar. Alguns investimentos são mais seguros e outros mais arriscados, sendo que quanto maior for o risco, maior será o lucro. E, quanto mais seguro for o negócio, menos será o lucro que você obterá. Eu sempre aconselho a diversificar os investimentos, pois o mercado está em constante transição. Para evitar perdas, é importante investir em mais de um negócio, sendo eles de atividades completamente distintas.

E ressalto: conhecer o seu fluxo de caixa e garantir uma reserva de emergência é imprescindível para que não haja surpresa se houver algum imprevisto financeiro no seu negócio. Com isso, você poderá tomar ações antecipadas, evitando qualquer problema. Às vezes não sabemos como dar o primeiro passo, mas o importante é começar. Depois, siga em frente e não pare. Supere os obstáculos sem perder a esperança e tenha sempre um plano B.

* Empresária e estilista ítalo-brasileira
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por