A importância do planejamento financeiro

29/11/2017 às 21:45.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:57

Lucas Cristiano Ferreira Alves*

Nelson Ferreira Filho**


Atualmente, vivemos num mundo onde sobra muito pouco tempo para cuidar de nossa qualidade de vida e, principalmente, de como fazer o uso inteligente do dinheiro que ganhamos.
No Brasil, infelizmente, a educação financeira não é incentivada desde a infância como deveria ser. Esta falta de preocupação com um tema tão sério nos leva a ter indicadores decepcionantes e que impactam diretamente no dia a dia.
Ter um controle financeiro pessoal é imprescindível para quem quer manter as contas em dia e uma relação saudável com o dinheiro. Para uma empresa, essa prática evita endividamentos desnecessários, possibilita mais investimentos e permite seu desenvolvimento em relação à concorrência. O mesmo acontece com as finanças pessoais, já que assim você se mantém longe dos juros do cartão, pode comprar as coisas que deseja e atinge seus objetivos de vida com maior facilidade.
A intenção do planejamento financeiro é definir um conjunto de operações e aplicações financeiras que conduzam a um melhor resultado. O planejamento financeiro estabelece o modo pelo qual seus anseios podem ser alcançados, se fazem necessários em qualquer tipo de empresa, independente de seu ramo de atuação. Nas pequenas empresas são mais importantes, que em geral, por possuírem baixa capacidade de implementar técnicas administrativas, tendem a apresentar um quadro mais crítico em relação ao planejamento financeiro, se comparadas às grandes empresas.
Para construção de um planejamento financeiro podemos dividi-lo em duas fases: O Planejamento a longo prazo tende a ser sistemático, visualizando as necessidades de capital de financiamento para transformar as metas futuras da empresa em realidade. E, o Planejamento Financeiro a curto prazo é a forma de gerir as disponibilidades do ativo circulante ou capital de giro da empresa, concentrando-se, principalmente, no controle de títulos negociáveis, estoques, contas a receber, contas a pagar, empréstimos bancários, etc.
O Curso de Administração das Faculdades Promove – Unidade Venda Nova proporciona aos alunos um elevado nível de conhecimento em diversas áreas demandadas pelo mercado tais como: Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, Gestão Financeira e Orçamento, Planos de Negócio, Negócios Internacionais, Planejamento e Gestão Estratégica, Gestão Estratégica de Custos e Consultoria Organizacional, nas quais se torna imprescindível a aplicabilidade do Planejamento Financeiro.


* É mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, professor dos Cursos Administração das Faculdades Promove de Belo Horizonte e de Engenharia de Produção das Faculdades Kennedy de Belo Horizonte
**É doutor em Engenharia de Produção, coordenador e professor do curso de Administração das Faculdades Promove de Belo Horizonte e Engenharia de Produção das Faculdades Kennedy de Belo Horizonte

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por