A internet a favor da democracia

19/04/2016 às 21:46.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:02

Leonardo Bortoletto (*)

Em meio às turbulências do cenário político que o país brasileiro atravessa e os avanços das informações junto à participação da sociedade, podemos observar a presença importante da internet como um marco nesse processo. O fácil acesso a todo tipo de notícia por meio de celulares, tablets e computadores tornou a internet uma terra considerada por muitos sem lei. 

Nestes últimos três anos, acompanhamos as manifestações que surgiram de milhares de brasileiros em todo o país, seja pela televisão, rádio, jornal ou internet. Protestos, indignações e insatisfações da população em vários cantos do Brasil, em sua maioria em prol de um bem comum. É então neste momento que podemos analisar que o fenômeno da tecnologia possibilitou ainda mais que o cidadão colocasse sua democracia em ação. 

De 2014 até os dias de hoje, o cenário da internet tem mudado sensivelmente, já que o perfil do usuário também vem mudando ao longo dos anos, e assim se transformando numa ferramenta extremamente importante para a comunicação no país. Isso é percebível com o crescimento do uso do celular. É o que apontou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Das pessoas sem instrução ou com menos de um ano de estudo, 8,5% tinham telefone móvel celular para uso pessoal; enquanto no dos indivíduos com 15 anos ou mais de estudo este percentual atingiu 82,9%. Devido ao fortalecimento do uso dos celulares, o número de pessoas que acessam a internet pelo computador caiu de 2013 para 2014, de 78,3 milhões para 76,9 milhões.

Esses dados só reforçam que as novas tecnologias proporcionaram ainda mais<CW0> acesso à internet. A realidade é que hoje todo mundo possui um telefone móvel que grava, acessa internet e edita. Esse é o universo que permitiu a rápida disseminação de informações e produção de conteúdos por qualquer individuo, e é ela que tem possibilitado a prática da democracia.

Somos, sem dúvida alguma, um país politizado e que tem uma opinião a expressar. Os brasileiros querem um país melhor e com visão de futuro. Partidos, marqueteiros de plantão, oposições de opiniões e o cidadão, todos juntos num único ambiente, no qual a democracia vem se sustentado e trazendo à luz que cada vez mais a população está exercendo no ambiente cibernético o seu papel. 

É fato que devemos à Internet e ao fenômeno das redes sociais o que hoje estamos vivenciando e presenciando através dos telejornais, dos jornais, das rádios e, principalmente, dos portais. Sem essa tecnologia e essa ferramenta social seria mais difícil criar e fomentar essa mobilização de forma tão rápida e orquestrada. 

A internet é muito mais do que imaginamos. A força desse meio está mostrando suas várias faces. Ela só permitiu que o processo de praticar democracia se intensificasse ainda mais. 

O mundo de hoje não é o mesmo de ontem e o Brasil que nasce desse movimento não é o mesmo de outrora...

(*) Especialista em Inteligência Digital; presidente executivo da SUCESU Minas; vice-presidente da SUCESU Nacional; presidente da Web Consult; conselheiro titular do MGTI e membro do Conselho Deliberativo da Fumsof

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por