A utilização de sistemas na Internet em benefício da sociedade

14/11/2017 às 23:10.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:42

Augusto Nogueira Zadra*

Perguntar, entender e falar de Sistemas para Internet nos dias atuais é uma questão retórica. Como definir o que e como irão funcionar os sistemas computacionais que hoje não fazem mais sentido se não forem móveis, adaptativos e, principalmente, altamente disponíveis?

Necessário é, para todos os cidadãos, pensar em utilização destes sistemas e as facilidades que eles podem nos trazer no dia a dia. Desde aplicações que nos mostram o horário de funcionamento ou de passagem dos ônibus coletivos até o compartilhamento de fotos com nossos familiares. E falando em coisas (carros, relógios, geladeiras e etc.) todas elas se comunicarão pela Internet, e grande parte já está fazendo esta comunicação. É a chamada IoT (Internet das Coisas) que irá possibilitar uma enorme evolução no desenvolvimento de sistemas que, efetivamente, se comunicarão pela Internet. Todos estes recursos estarão disponíveis para todos os usuários. E temos experimentado cada vez mais a experiência de nuvens computacionais (que é um conceito relativamente simples onde tudo está disponível o tempo todo na Internet, basta utilizar...) que nos permite pensar em uma série de aplicações. Entendo que este, caro leitor, será o grande desafio do futuro.

Estamos experimentando também sistemas que são a realização da automatização de tarefas e, quando pensamos em robôs, visualizamos somente os equipamentos. Saibam que a implementação de softwares robôs também cresce a cada dia.

Desenvolver sistemas que, conectados à Internet e conversando com todas as coisas (e conversar é realmente a melhor palavra para esta troca de mensagens), de forma que cada um de nós possa usufruir de algum benefício, é a função dos novos desenvolvedores. Linguagens de programação têm se apresentado cada vez mais simples, com entendimento fácil de sua operação e ferramentas que nos mostram o que e como fazer além de automatizar grande parte da implementação.

Ter a formação mínima necessária para entendimento de todas estas demandas, conexões, comunicações, termos e metodologias é, sem sombra de dúvidas, uma garantia de um futuro com participação no mercado de trabalho. Importante ter a disciplina de seguir os passos de aprendizado de todas estas partes da jornada de formação do ser, mas, nunca se esquecendo do bem que a Tecnologia da Informação pode fazer e trazer transformando a sociedade. Este novo ambiente social (muitas vezes virtual),em que fazemos parte, é mais importante que todos os desejos comerciais e políticos e pode nos mostrar, quando estamos bem atentos, o que podemos fazer para colaborar com as pessoas.


*É superintendente de Redes de Computadores na Prodemge, mestre em Tecnologia da Informação e professor dos cursos da área de Tecnologia da Informação na Faculdade Promove de Tecnologia.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por