Abrace o Próximo

29/03/2018 às 22:39.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:05

Tio Flávio*

O grupo de amigos “Abrace o Próximo” nasceu há dois anos, em março de 2016, quando três amigos que já atuavam em ações sociais isoladamente resolveram se juntar e organizar algo maior, de maneira planejada. 

De início, timidamente, foram chegando outros amigos, conhecidos, família e assim ganhando forças. Foi necessária, então, em curtíssimo tempo, a criação de um nome, uma marca que pudesse representar o espírito da causa defendida, que consiste em “fazer o bem sem olhar a quem”, provocando nos indivíduos a mudança pretendida na sociedade. 

Hoje o projeto conta com cerca de 50 voluntários diretos, além de centenas de indiretos e apoiadores. O grupo sempre está de braços abertos para receber novos integrantes, bem como as ideias e potenciais de ajuda que todos podem trazer. Cerca de 400 a 500 pessoas que moram nas ruas da região central de Belo Horizonte recebem refeições preparadas com todo esmero por senhoras de uma família que é alicerce do grupo. 

Também são distribuídos suco, água, café, achocolatado, sobremesa e kits de higiene pessoal , geralmente compostos por xampu, condicionador, sabonete, creme e escova dental, barbeador, absorvente e camisinhas. Roupas, calçados, cobertores e tudo o mais que o grupo consegue angariar em doações e parcerias também são levados nas ações.

A ação junto às pessoas em situação de rua é chamada carinhosamente de “Madrugada Sem Fome”, devido a um dos efeitos que ela produz: além de saciar a fome física, ali são identificadas necessidades que podem ser sanadas, como primeiros socorros, encaminhamento médico, internações, obtenção de documentos, retorno à família e reinserção social. E, em datas festivas, há um momento de descontração e gentilezas.

O grupo atende, ainda, asilos, abrigos de menores, comunidade carente, famílias em situação emergencial, bem como toda e qualquer demanda que nosso abraço consiga alcançar. 

Saiba mais sobre o projeto no site www.abraceoproximo.com.br, Facebook: Abrace o Próximo, Instagram: @abraceoproximobh, Youtube: Abrace o Proximo (sem acento) e Email - abrace@abraceoproximo.com.br

* Palestrante, professor, autor de livros e idealizador do Tio Flávio Cultural
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por