Alimentação: do simples ao complexo

05/09/2018 às 22:53.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:18


Raquel de Deus Mendonça*

Na última sexta-feira, 31 de agosto, comemoramos o Dia do Nutricionista, por isso nada mais oportuno que dialogar sobre nutrição, alimentação e saúde. Tríade que permeia nossas vidas, nossos lares, nossos prazeres, alegrias, tristezas, dúvidas e saúde.

A alimentação, representada pela comida, alimentos e bebidas, está em todo o lugar e marca diversos momentos: saímos para comer, recebemos visitas com comida, comemoramos com comida e, muitas vezes, comemos por estar tristes ou por ter um dia difícil. Quem nunca teve aquela vontade de comer algo e não sabia o que era? O que se esbaldou na comida? E aquela comida que marcou sua vida, que faz seu coração encher de saudade e você é capaz de sentir o gosto e o cheiro ao fechar os olhos. A alimentar é um ato simples do nosso cotidiano, mas agregado por uma imensidão de significados. 

Alimentar é ato cotidiano experimentado pelas gestantes, crianças, adultos e idosos; sozinho, em família ou em grupo. A alimentação é transpassada por tradições, preferências, regras, simbolismos, religiosidade, crenças, ritmo de vida, status, marketing e tecnologia. Segundo Claude Fischler (1990), a incorporação da comida é sempre um ato com significados, fundamental ao senso de identidade.

O comportamento alimentar é construído ao longo da vida pela cultura, por forças históricas, econômicas e sociais. Atualmente, há um grande interesse dos profissionais da área da saúde com fenômeno da comida. Essa atenção especial parece ser orientada pela necessidade premente de maior compreensão de fenômenos ligados aos alimentos, nutrição e saúde, com base na premissa de que comer é mais do que ingerir nutrientes, conforme o Novo “Guia Alimentar para População Brasileira” lançado em 2014 pelo Ministério da Saúde.

Um dos desafios para o nutricionista é a articulação dos seus conhecimentos e habilidades com as dimensões sociais, culturais, econômicas e políticas que envolvem a alimentação, nutrição e saúde. Para isso, é preciso que profissional vá além do papel de prescritor e calculador de dietas. A atuação do nutricionista, portanto, envolve também proximidade com o alimento e conhecimento da identidade cultural alimentar e do sistema alimentar; abarca o simples e o complexo do ato de alimentar.

A alimentação e nutrição como um aspecto cultural, simbólico que sofre influências do contexto social contemporâneo é abordada na disciplina História e Sociologia da Alimentação do curso de Nutrição da Faculdade Kennedy, com objetivo se formar profissionais com amplas perspectivas e empoderados para atuar na complexidade da tríade nutrição, alimentação e saúde. Uma formação, citando Paulo Freire, que seja “uma possibilidade de libertação, uma educação que leve os seres humanos a “serem mais” humanos, políticos, conscientes e livres”.

*Nutricionista e doutora em Enfermagem e Saúde (UFMG); professora do Curso de Nutrição da Faculdade Kennedy
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por