Alimentação e câncer de próstata

20/11/2018 às 22:31.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:55

Lucas Penchel*

Instituído como o mês mundial do combate ao câncer de próstata, novembro é marcado pelas campanhas para a prevenção do segundo tipo de tumor que mais mata os homens no mundo. Por se tratar de uma doença muitas vezes silenciosa, os exames de rotina e os hábitos de prevenção devem ser lembrados. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimam para o Brasil 68.220 novos casos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019, o que corresponde a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.

A grande maioria dos cânceres de próstata, por não apresentarem sintomas nos estágios iniciais, são diagnosticados no momento do exame de sangue com o antígeno prostático específico (PSA) ou durante o exame de toque retal. A detecção da doença em fase inicial possibilita que o tratamento tenha êxito em 9 dentre 10 casos. 

É preciso ressaltar também que a adoção de uma alimentação saudável pode prevenir essa e tantas outras doenças. Como uns dos fatores para o câncer de próstata são a dieta e a obesidade, o que vai à mesa é de suma importância. Existem alimentos que previnem e outros que podem influenciar no aparecimento. Portanto, o acompanhamento com um profissional da área é fundamental.

Os alimentos para prevenir o câncer de próstata são aqueles ricos em licopeno, sulforafano e fitoestrógenos. O licopeno é uma substância antioxidante que ajuda a impedir os danos causados pelos radicais livres. Os alimentos com esse elemento são aqueles de cor avermelhada, como tomate, cenoura, mamão papaia e melancia. Já o sulforafano, composto existente em vegetais verdes-escuros, anula a ação de substâncias cancerígenas. Sendo assim, brócolis, couve, couve-flor e repolho não podem faltar. Os fitoestrógenos, encontrados em soja, linhaça e derivados, por serem semelhantes ao hormônio feminino estrógeno, podem auxiliar na regulação de doenças relacionadas ao hormônio masculino.

Outros alimentos, no entanto, podem influenciar no surgimento. Uma dieta rica em produtos gordurosos, enlatados, embutidos e com muito sódio podem induzir células boas a se tornarem cancerosas. O peso também deve ser controlado, já que estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver um câncer.


*Médico nutrólogo e diretor da Clínica Penchel

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por