APACs no Brasil e no mundo

20/07/2017 às 16:16.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:40

Maurílio Pedrosa*

Na última semana foi realizado, em São João del Rei, o 8º Congresso das APACs,  unidades prisionais que possuem um método de execução penal baseado na valorização humana para a recuperação do detento e sua efetiva inclusão após o cumprimento da pena.

Com mais de 500 profissionais presentes e engajados com o tema, a troca de experiências foi o ponto alto do encontro, demonstrando que para os grandes desafios sociais a atuação intersetorial coordenada é o melhor caminho. Sociedade civil organizada, governo e Judiciário apresentaram suas melhores práticas em prol da eficácia no sistema carcerário. A maioria das apresentações foram acompanhadas de exemplos práticos e histórias bem-sucedidas de ressocialização de detentos, demonstrando as realizações da metodologia APAC ao longo dos últimos 45 anos. Além disso, estiveram em pauta os caminhos para o aprimoramento da gestão nas APACs e as perspectivas de expansão do método, tanto no Brasil como no mundo.

Na oportunidade, o presidente do Minas Pela Paz, C. Belini, foi agraciado com a medalha Jason Albergaria, condecoração oferecida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais por sua contribuição pelos serviços prestados e exitosas ações de apoio à execução penal.

O debate foi enriquecido com a participação das comissões internacionais, que mesmo com realidades de sistemas carcerários distintos, buscam a redução dos índices de criminalidade em seus países e um processo de cumprimento de pena de forma digna e restauradora. Estiveram presentes representantes da Nicarágua, Colômbia, México, Paraguai, Bolívia, Portugal, Alemanha, Itália, Costa Rica e até da Coreia do Sul.

Nesse sentido, o Congresso foi um momento precioso de colocar a serviço do país e do mundo uma genuína prática brasileira na busca de uma sociedade melhor. Com a ótica de recuperar o detento sem deixar de lado o suporte às vítimas e de envolver a comunidade nessa recuperação, damos um exemplo concreto de eficiência e inovação na desafiadora busca pela cultura de paz.

(*) Gestor do Minas Pela Paz

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por