Assentamentos têm grandes desafios

27/09/2016 às 20:10.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:00

Zé Silva*

Para as lideranças dos agricultores familiares assentados que enfrentam diversos desafios, como por exemplo a falta de sistemas de abastecimento de água, titulação de terras e outras demandas, o simples fato de serem recebidos em Brasília, na Secretaria de Desenvolvimento Agrário e no Incra, em recente reunião que tivemos a oportunidade de pleitear junto aos gestores desses órgãos, sinaliza uma mudança substancial no relacionamento dessas famílias com o Governo federal. 
Participaram do encontro em Brasília representantes de assentamentos de diversos municípios do Norte de Minas, Triângulo e Noroeste, entre os quais Bocaiúva, Campo Florido, Dom Bosco, Riachinho, Paracatu, Uruana Minas, Prata, Buritizeiro, Fronteira e Frutal.

Foram apresentadas dificuldades que se entrelaçam, pois um problema numa determinada área agrava diversas carências em outras, como por exemplo a falta de titulação das terras. Sem a titulação, não há como uma família assentada acessar créditos e outras políticas públicas. 

E são exatamente para carências desse tipo que os agricultores demandam solução mais urgente, quebrando esse círculo vicioso de entraves ao desenvolvimento sustentável. 

Nesse sentido, assumimos como compromisso de nossa ação parlamentar, o de implementar o mais rapidamente possível sistemas de abastecimento domiciliar de água, demandar com a urgência necessária visitas programadas de técnicos do Incra aos assentamentos, e desenvolver ações de titulação de terras em nosso Estado. 

Uma presença mais efetiva de gestores e técnicos da reforma agrária é um primeiro e fundamental passo do governo para elencar as prioridades de atendimento e ações para melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento de projetos de produção agrícola. 

Sem estabelecer essas condições adequadas para a inclusão produtiva e social, muitos assentamentos dificilmente superarão os desafios que os deixam nessa situação de favelas rurais, desvirtuando por completo os mais generosos objetivos da reforma agrária. 

(*) Agrônomo, extensionista rural, deputado federal pelo Solidariedade/MG

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por