Atendimento personalizado pode fazer a diferença

Opinião / 25/03/2021 - 06h00

Gabriel Rodrigues*

Como consumidores, sabemos a importância e o valor que damos para uma empresa que oferece um bom atendimento. Ter uma experiência positiva muda o nosso pensamento sobre aquela determinada marca. Além disso, um serviço personalizado é o que diferencia o seu negócio da concorrência e mantém os clientes fiéis e felizes. Seu empreendimento pode servir vários tipos de pessoas, mas todas elas, apesar de diferentes, possuem um desejo em comum: se sentirem especiais.

Atender de forma customizada é adaptar a linguagem, o tratamento e as ações da sua organização para entregar as melhores soluções para os clientes. Quando alguém entra em contato com a sua empresa, esse primeiro diálogo tem que ser excepcional para garantir a fidelidade. Sempre escute o que o consumidor tem a dizer, mas mais que isso: se atente aos detalhes.

O primeiro passo para uma comunicação mais singular é desenvolver uma linguagem humanizada e individual. Seu cliente não quer ser tratado apenas como mais um. Ele quer sentir que você está falando especialmente com ele - e não de forma genérica. Muito além de respeito e educação, é necessário ser empático. Lembre-se que você também compra mercadorias e serviços por aí e que não gosta de ser tratado com indiferença.

Outra dica é oferecer um retorno imediato. O consumidor pode contatar a empresa por diversos motivos e por isso é importante oferecer um retorno rápido. Também vale a pena ressaltar que dúvidas, problemas e feedbacks não são sempre os mesmos, então é fundamental orientar a sua equipe sobre como lidar em cada situação.

O terceiro ponto é manter um histórico dos clientes ativo. Uma ótima ideia para promover um atendimento personalizado em sua empresa é armazenar as informações de forma organizada e acessível. Comece implantando essa ação pelo cadastro do usuário. Esses dados vão te ajudar a entender os perfis demográficos do seu público. Em seguida, registre todo o seu relacionamento com ele, como a quantidade de contatos feitos e os motivos, produtos comprados e feedbacks. Com essas informações fica mais fácil usar as interações como referência para personalizar o atendimento.

Por último, mas não menos importante, passe confiança aos seus clientes. Perder credibilidade por algo que não pode cumprir pode prejudicar o seu negócio. Por este motivo, é importante que a comunicação seja transparente não só no momento da venda do produto, mas também do atendimento. Faça questão de ser realista e ofereça somente aquilo que pode entregar. Assim, sua empresa cumprirá o princípio essencial que é promover um relacionamento seguro. Isso trará benefícios para ambos os lados. Boa sorte!

* CEO e cofundador da Auvo, startup que oferece um sistema de gestão para empresas que possuem equipes ou técnicos externos.

 

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