Balança comercial

26/09/2017 às 14:22.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:44

A balança comercial acumula superávit de US$ 50,5 bilhões neste ano. O resultado é positivo e mas abaixo do projetado pelo governo, que esperava ultrapassar a casa dos US$ 60 bilhões. O resultado do ano ainda sofre com a forte queda de importações, relacionada à recessão, que derrubou consumo e investimentos. A demanda por importados caiu, assim como a de produtos fabricados aqui. Mas a expectativa é de que as exportações, especialmente de manufaturados, possam ter uma reação mais forte, com condições melhores de competitividade.

A intenção do governo de fortalecer acordos comerciais, o Mercosul, pode ajudar, na medida em que viabilize a derrubada de barreiras comerciais. Só que os efeitos vão depender muito das condições do comércio internacional, que não estão em um momento dos mais favoráveis, dado o ritmo mais fraco de crescimento das principais economias e, também, da melhoria da capacidade de concorrência da produção nacional.

O Brasil tem de conseguir ofertar produtos de boa qualidade com preços mais competitivos. Essa competitividade, por sua vez, depende de muita coisa e não deve ter grandes avanços de uma hora pra outra. A volatilidade do câmbio é um entrave para os exportadores. O Câmbio atual é favorável, mas é preciso que haja uma estabilidade maior. Os exportadores têm de trabalhar com margens mais definidas.

A economia brasileira deve passar por muitas reformulações que viabilizem a redução do chamado Custo Brasil, o que inclui queda da inflação, cortes mais acentuados nos juros, melhoria das condições de financiamento, da infraestrutura do país. Por isso, também se cobra tanto do governo agilidade nas concessões na área de transporte, de energia, ainda mais com a notícia da privatização da Eletrobrás... Mais que receita, esses projetos tendem a garantir melhoria de serviços, que pesam muito no custo das empresas. Todas essas mudanças estão na agenda pra deixar o Brasil mais eficiente, com condições mais sustentáveis de crescimento.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por